No final de julho deste ano, o biólogo Adalberto Val foi homenageado com o Prêmio Fundação Bunge na categoria Vida e Obra da área de ciências agrárias, cujo tema era “Soluções baseadas na natureza para agricultura sustentável e inclusiva”. Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desde 1981, Val é uma referência mundial no estudo da fisiologia dos peixes da Amazônia.
Uma carreira notável
Nascido em Campinas, São Paulo, e reconhecido como Cidadão Amazonense, Val tem dedicado sua vida a estudar as adaptações biológicas dos peixes da Amazônia às mudanças ambientais. Sua pesquisa foca tanto em mudanças naturais como as causadas pela intervenção humana. Durante sua gestão como diretor-geral do Inpa entre 2006 e 2014, Val promoveu inúmeros avanços na pesquisa em biologia aquática.
Uma contribuição inestimável à ciência
O Prêmio Bunge, estabelecido em 1955, está em sua 67ª edição e é uma das mais prestigiadas honrarias do país em reconhecimento à excelência em ciência e cultura. “É uma grande alegria para nós homenagear cientistas que desenvolvem pesquisas de excelência”, disse Cláudia Buzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.
Reconhecimento entre pares
Especialistas em genética e biologia de peixes também aplaudem os esforços e contribuições de Val. “O funcionamento do organismo dos peixes tem relação direta com o próprio ambiente. As pesquisas do professor Val são fundamentais para entender como essas adaptações ocorrem”, ressalta o biólogo Cláudio de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Em um momento em que as mudanças climáticas ameaçam a biodiversidade, a pesquisa de Val ganha ainda mais relevância. “As alterações do clima vão exigir mais dos peixes da Amazônia, que precisarão ter uma capacidade maior de adaptação ao ambiente”, explica Oliveira.
Val, que é membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), não mostra sinais de desaceleração. Com mais de 210 publicações e cerca de 120 alunos orientados em sua carreira, ele continua a contribuir significativamente para a ciência brasileira e mundial.
“Uma singular distinção”
“Ganhar o prêmio da Fundação Bunge é uma singular distinção. É reconhecimento do que aprendi e isso inclui um vasto conjunto de pessoas e situações ao longo da vida”, afirmou Val, após participar da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba. No evento, liderou uma sessão sobre “Amazônia Sustentável”, juntamente com outros cientistas de renome.
Ameaças à segurança alimentar
Atualmente coordenando o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (INCT-Adapta), Val destaca o caráter iminente de suas pesquisas para a segurança alimentar. “Os peixes da Amazônia vivem muito próximo de suas tolerâncias térmicas máximas e não têm para onde migrar. Isso coloca em risco essa fonte de proteína para as pessoas da região, particularmente as populações ribeirinhas”, alerta.
Val também ressalta a importância da formação de recursos humanos especializados para o progresso da região. “A Amazônia precisa fazer parte da agenda nacional alavancando recursos para as instituições aqui existentes. Precisamos de mais gente qualificada”, defende.
Para Val, não se trata apenas de entender os peixes da Amazônia, mas de aplicar esse conhecimento de forma a beneficiar as comunidades locais e o meio ambiente. “É preciso transformar o que se aprendeu até aqui em tecnologias sustentáveis para a inclusão social, para a geração de renda e para a conservação ambiental”, argumenta.
Enfrentando crises globais
Um dos artigos mais recentes de Val, publicado na revista Science, aborda a interdependência entre crises climáticas e sociais. “Como essas crises são interdependentes, amplificando-se mutuamente ao longo do tempo, elas não devem ser consideradas de forma separada. Devemos tratá-las de forma conjunta e coordenada”, explica.
Adalberto Val Pesquisador sênior do INPA. Líder de pesquisa do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular – LEEM, Coordenador do INCT Adapta, Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências e co-fundador do Portal Brasil Amazônia Agora
Artigo científico
PORTNER, H.-O. et al. Overcoming the coupled climate and biodiversity crises and their societal impacts. Science. 21 abr. 23.
Livros
VAL, A. L. e ALMEIDA-VAL, V. M. F. Fishes of the Amazon and their environment. Springer Velag. 1995.
VAL, A. L., ALMEIDA-VAL, V. M. F. et al. (edits.). Physiology of tropical fishes. Academic Press. 1985.
*Com informações da revista FAPESP
Comentários