Tarifa climática: Lula quer cobrar países ricos para financiar ações ambientais na COP30

Proposta de Lula cobra maior responsabilidade dos países desenvolvidos no alcance da meta global de US$ 1,3 trilhão anuais até 2035 para enfrentar a crise climática


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que pretende propor, na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a criação de uma tarifa voltada aos países desenvolvidos para financiar ações climáticas em nações em desenvolvimento.

Segundo ele, essa arrecadação seria fundamental para viabilizar a nova meta global de financiamento climático, estabelecida na COP29, em Baku (Azerbaijão), que prevê US$ 1,3 trilhão anuais até 2035.

Lula na Cúpula do G20.
Lula na Cúpula do G20. — Foto: © TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIl

“Queremos que haja Justiça Ambiental. E a COP, no Brasil, será transformada na COP da verdade”, disse Lula em entrevista à Bandnews. O presidente destacou ainda a importância de que os compromissos assumidos pelos países estejam alinhados às recomendações da ciência.

Vista do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em Belém, local em reforma para funcionar como zona azul da COP30.
O Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, passa por reformas para receber a COP30 como sede da zona azul, espaço de negociações entre chefes de Estado. Foto: Agência Pará.

Durante a entrevista, Lula também reafirmou o convite ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar da conferência.

O gesto ocorre em meio à crise política e comercial provocada pela decisão do governo norte-americano de impor tarifas de 50% sobre diversos produtos brasileiros, medida que atinge diretamente pequenos e médios exportadores.

Para o presidente brasileiro, as sobretaxas foram motivadas por pressões políticas internas dos EUA e pela influência de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, como forma de tentar aliviar o julgamento do ex-mandatário no Supremo Tribunal.

Em 17 de julho de 2025, Donald Trump enviou uma carta a Jair Bolsonaro, na qual classificou o julgamento do ex-presidente como “terrível e injusto” e pediu que fosse suspenso imediatamente. Além de ter defendido publicamente Bolsonaro.

Trump e Bolsonaro sorrindo lado a lado em jantar promovido pelo então presidente dos EUA em 2020.
Donald Trump e Jair Bolsonaro durante jantar em 2020, símbolo da aliança política entre os dois líderes, ambos críticos de políticas climáticas globais. Foto: Alan Santos/PR.

Apesar do convite, a presença de Trump na COP30 é considerada improvável. O governo Trump retomou uma postura de negacionismo climático, abandonou novamente o Acordo de Paris e extinguiu o escritório responsável por acompanhar negociações ambientais no Departamento de Estado. Com isso, cresce a possibilidade de os Estados Unidos não participarem das discussões previstas para novembro em Belém.

Bruna Akamatsu
Bruna Akamatsu
Bruna Akamatsu é jornalista e mestre em Comunicação. Especialista em jornalismo digital, com experiência em temas relacionados à economia, política e cultura. Atualmente, produz matérias sobre meio ambiente, ciência e desenvolvimento sustentável no portal Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.

Terras raras, soberania rara

Num mundo em disputa por minerais críticos, semicondutores, dados...

Estudo na revista Nature revela que microplásticos no ar foram superestimados

Estudo revela que microplásticos transportados pelo ar vêm majoritariamente da terra e desafiam modelos globais sobre poluição.