A Zona Franca
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM), que já existe há 40 anos.
A Suframa tem como objetivo construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize os recursos naturais de forma sustentável, de maneira que existam negócios economicamente viáveis e dando prioridade a qualidade de vida das populações locais.
Como funciona?
Através de recursos arrecadados e prestação de serviço das empresas beneficiadas com os incentivos fiscais do modelo ZFM, a Suframa faz parcerias com governos em todas as instâncias, além de cooperativas e instituições de ensino e pesquisa.
A autarquia também financia projetos de apoio à infraestrutura econômica, produção, turismo, pesquisa e desenvolvimento e de formação de capital intelectual. O Objetivo é minimizar o custo amazônico, ampliar a produção de bens e serviços voltados à vocação regional e, ainda capacitar, treinar e qualificar trabalhadores.
Mais detalhes podem ser acessados na página do Portal da Suframa.
Serviços
A Suframa possui vários serviços voltados ao comércio, estes serviços são divididos de acordo com sistemas. Veja quais são eles:
Sistema de Mercadoria Nacional: dá acesso a serviços relacionados à:
- Consulta de notas fiscais;
- Consulta do Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional (PIN);
- Registro do PIN;
- Controle de mercadorias nacionais e vistoria física.
Sistemas de Mercadoria Estrangeira: dá acesso a serviço como:
- Consulta on-line de mercadorias estrangeiras;
- Cadastro de representante legal;
- Consulta on-line do acompanhamento de projetos;
- Ferramenta de anexação de documentos digitalizados;
- Programa Especial de Exportação a Amazônia Ocidental (PexPam).
Sistemas da área de Projetos: dá acesso a serviço como:
Fonte: Sebrae
Comentários