Kátia Abreu: “O Brasil não tem condições de chegar à COP26 com a mesmice”

O ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, foi ao Senado ontem e teve que escutar a senadora Kátia Abreu perguntar como ele pretende combater o desmatamento com poucos recursos e poucos quadros. Também ouviu que o país tem a obrigação de ser sério na COP de Glasgow. Leite tentou se defender dizendo que as metas de Paris são de longo prazo, embora faltem apenas 4 anos para 2025, ano da 1ª meta. Também mostrou claramente quem manda nas negociações climáticas brasileiras: o Itamaraty. As duas metas anunciadas para Glasgow – um mega stand na COP e um megaestúdio em Brasília para acompanhar a COP – indicam que, para o governo, comunicar é mais importante do que fazer. As falas dos senadores e do ministro saíram n’O Globo.

Em tempo: O projeto de lei versando sobre um mercado nacional de carbono parece ter ganho o apoio do presidente da Câmara e pode avançar a tempo de algum anúncio em Glasgow. O deputado Marcelo Ramos (AM) explicou num seminário ontem que o texto foi feito para servir de alicerce para uma construção maior e, por isso, colocou mais ênfase no mercado voluntário – que, como diz o nome, não cria obrigações para ninguém. E deixa para o futuro a montagem de um mercado regulado, este sim, com metas para os grandes emissores. A notícia é do Zero Hora.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Por que a Zona Franca de Manaus nunca deixa de ser questionada?

“Atravessando governos, reformas tributárias e mudanças profundas na economia...

Ventania em São Paulo deixa três mortos e provoca estragos

Ventania em São Paulo deixa três mortos, causa quedas de árvores, falta de energia e cancelamento de voos após rajadas próximas de 125 km/h.

Economia verde no Brasil pode impulsionar indústria e empregos, diz estudo

Economia verde no Brasil pode transformar recursos naturais em inovação e empregos, aponta estudo da London School of Economics.

Tornado no Rio Grande do Sul causa destruição e deixa 4 feridos

Tornado no Rio Grande do Sul deixa quatro feridos, destrói casas e derruba árvores e postes em três municípios do Noroeste gaúcho.

A Amazônia entra no mapa da nova geografia industrial do mundo?

A visita de executivos das maiores montadoras chinesas revela...