Finalmente a gasolina com chumbo deixa de ser produzida

Depois de quase um século de alertas de cientistas e médicos sobre o risco de intoxicação, finalmente o consumo de gasolina com chumbo foi total e permanentemente finalizado em todo o mundo. De acordo com a ONU, a Argélia, último país que utilizava esse tipo de combustível, esgotou no mês passado suas reservas. Esse fato concluiu um esforço de mais de duas décadas para banir a mistura de chumbo na gasolina, apontado por diversos estudos como culpado por mortes prematuras, contaminação do solo e poluição do ar por substâncias tóxicas.

O uso de tetraetil chumbo como aditivo de gasolina acontecia desde 1922. Cinco décadas depois, praticamente toda a gasolina produzida no mundo continha essa substância. Em 2002, quando o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) iniciou sua campanha contra a gasolina com chumbo, esse combustível era tido como uma das ameaças ambientais mais graves para a saúde humana.

BBCBloombergDeutsche WelleFinancial TimesIndependentNPR e Um Só Planeta repercutiram a notícia.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.