O programa focará inicialmente em áreas como proteínas sustentáveis, conservação da biodiversidade e otimização de redes elétricas, incluindo uma categoria especial para ideias inovadoras. Beneficiários do programa de Jeff Bezos terão a oportunidade de desenvolver suas propostas com recursos tecnológicos avançados e o suporte de líderes da indústria.
O Bezos Earth Fund, fundado por Jeff Bezos em 2020 com a finalidade de conceder subsídios voltados para ações climáticas e ambientais, revelou nesta terça-feira (16) o Grande Desafio de IA para o Clima e a Natureza. Este programa pretende disponibilizar até US$ 100 milhões em subsídios para investigar o papel da Inteligência Artificial moderna no combate às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade. O período de inscrições será aberto em maio de 2024.
“A IA moderna pode ajudar a conter as mudanças climáticas e a perda da diversidade? Se sim, como? Essa é a pergunta que queremos responder”, afirmou o fundador da Amazon, que também é presidente executivo do fundo. “Ao reunir mentes brilhantes de diferentes áreas, podemos inventar novos caminhos para o futuro.”
Etapas do desafio
Inicialmente, o Grande Desafio focará em soluções para três áreas específicas: proteínas sustentáveis, conservação da biodiversidade e otimização das redes elétricas, além de uma categoria adicional para ideias inovadoras que estejam fora dos temas principais. As fases seguintes do desafio abordarão outras áreas prioritárias.
Cada etapa do desafio oferecerá duas chances de financiamento. Na primeira etapa, serão concedidos até 30 subsídios iniciais a projetos de IA promissores que se alinhem com as áreas focais. Os selecionados serão anunciados em um evento conjunto entre o Bezos Earth Fund e o TED durante a Climate Week NYC, que acontece no final de setembro.
Avanços e suporte
Na segunda etapa, os beneficiados da primeira fase poderão solicitar subsídios de até US$ 2 milhões para aprimorar suas ideias em soluções concretas, com direito a orientação, suporte de líderes tecnológicos e acesso a infraestruturas de computação avançada e bases de dados relevantes.
“A IA pode ter o potencial para resolver alguns de nossos maiores problemas, e estamos convocando os solucionadores de problemas mais brilhantes do planeta a trazerem suas ideias visionárias para a mesa,” declarou a vice-presidente do fundo, Lauren Sánchez. “Juntos, podemos inovar e resolver esses desafios.”
Critérios de participação
O Bezos Earth Fund está aberto a receber propostas de profissionais, pesquisadores e inovadores afiliados a universidades, ONGs, empresas privadas e organizações internacionais. No entanto, propostas individuais não serão aceitas.
“A chegada da IA potencialmente ajudará a resolver desafios muito difíceis. Com este programa, esperamos fazer uma contribuição útil”, explicou o CEO do fundo, Andrew Steer.
Com informações do Uol
Comentários