Fundo Amazônia, desprezo, ignorância ou incompetência?

No momento em que se vive o fantasma e o desespero por criação de novas fontes de recursos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, torna-se importante e relevante, demonstrar o que já existe, e das nossas dificuldades em gerir recursos com seriedade e responsabilidade.

Wilson Périco
__________________

Neste sentido, me parece apropriado, trazer à tona, os fundos já existentes, que faremos em série, e com uma abordagem individualizada.

O primeiro da série, será o Fundo Amazônia, que tem como gestor o BNDES.

A seguir, um breve histórico do que é o Fundo Amazônia:

Lema

– “O Brasil cuida. O mundo apoia. Todos ganham.”

Finalidade

O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal, nos termos do Decreto nº 6.527, de 1º de agosto de 2008.

  • O Fundo Amazônia apoia projetos nas seguintes áreas:
  • Gestão de florestas públicas e áreas protegidas;
  • Controle, monitoramento e fiscalização ambiental;
  • Manejo florestal sustentável;
  • Atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da vegetação;
  • Zoneamento ecológico e econômico, ordenamento territorial e regularização fundiária;
  • Conservação e uso sustentável da biodiversidade
WhatsApp Image 2020 09 27 at 17.51.17
Wilson é economista, empresário e presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas e Coordenador da Convergência Empresarial da Amazônia – FIEAM, CIEAM, ELETROS e ABRACICLO

Gestão

O Fundo Amazônia é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que também se incumbe da captação de recursos, da contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados.

O Fundo Amazônia contava com um Comitê Orientador – COFA, com a atribuição de determinar suas diretrizes e acompanhar os resultados obtidos; e com um Comitê Técnico – CTFA, nomeado pelo Ministério do Meio Ambiente, cujo papel é atestar as emissões oriundas de desmatamentos na Amazônia.

Recursos

doacoes fundo amazonia
Fonte: BNDES

Projetos Apoiados

projetos apoiados

Aplicação

fundo amazonia
fundo amazonia 2
fundo amazonia 3

Como todo bom Fundo, o Amazônia tem: Fonte de Recurso certa, Governança, Gestão, e Transparência, tudo muito bem construído ao longo de uma década, com as melhores práticas mundiais, como pode ser constatado no site fundoamazonia.org.br.

E que o aconteceu com esse Fundo?

O Decreto nº 9.759, de 11 de abril de 2019, promoveu a extinção de diversos colegiados da administração pública federal, inclusive o COFA e o CTFA. Até a presente data não foi definida a nova governança do Fundo Amazônia.

Com isso, seus financiadores externos, suspenderam os repasses dos recursos, justificando que sem governança não há recurso, o que coloca em risco, o extraordinário trabalho de mais de uma década. Este é um exemplo clássico da fragilidade das instituições, em gerir recursos de maneira
responsável, com governança e transparência.

O que se faz?

Ao invés de juntar esforços para retomada deste importante fundo, propõe-se a criação de um novo, com incertezas de governança e transparência, desta feita, onerando as empresas do Polo Industrial de Manaus, que investem na região há pelo menos cindo décadas, gerando
empreso e renda, e contribuindo para elevação dos indicadores de qualidade de vida da população, conforme apontado pelo recente estudo da FGV “IMPACTOS, EFETIVIDADE E OPORTUNIDADES” coordenado pelo Doutor e Professor Marcio Holland.

Qual o alerta?

A “galinha dos ovos de ouro” está sem folego e está morrendo sufocada. O próximo fundo da série a ser abordado será o Fundo Nacional para a Repartição de Benefícios – FNRB, instituído pela Lei 13.123, de 2015

Artigos Relacionados

COP30 na Amazônia e o Setor Privado Brasileiro: o discurso da virada e a realidade do atraso

Entre a retórica do compromisso e a prática tímida, o Brasil chega à COP30 cercado de expectativas sobre o protagonismo empresarial. As tragédias de Mariana e Brumadinho ainda ecoam como o contraponto à retórica da sustentabilidade.

Melhorar estradas da Amazônia é mais importante do que construir novas vias, diz estudo

Pesquisa indica que o foco em estradas de qualidade, processamento local e governança fortalece economias florestais.

Exxon financiou ações para promover negacionismo climático na América Latina

Documentos revelam que a Exxon financiou ações de negacionismo climático na América Latina para enfraquecer tratados da ONU.

Fuga de macacos usados em pesquisas biomédicas levanta questionamentos sobre testes com animais

Acidente com caminhão no Mississippi expõe sigilo e falta de dados sobre testes com animais nos EUA.