Segundo líder, a expedição na Antártica possui a intenção de chegar o mais próximo possível das geleiras para inspecionar bordas do manto de gelo no continente
Uma expedição científica inédita liderada pelo Brasil está realizando a primeira circum-navegação da Antártica, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as mudanças climáticas e os impactos da poluição no continente. O grupo, composto por 61 cientistas de sete países, zarpou do Rio Grande do Sul no dia 22 de novembro, percorrendo cerca de 14 mil quilômetros ao redor do Polo Sul.
A equipe inclui 27 pesquisadores de nove universidades públicas brasileiras, além de especialistas da Rússia, China, Índia, Argentina, Chile e Peru. Durante a expedição, serão coletadas amostras de gelo, água e ar, essenciais para estudos climáticos e ambientais, marcando um avanço significativo na pesquisa sobre o papel da Antártica no sistema climático global.
“Nós estamos visualizando nas duas regiões polares, as mais intensas, mais rápidas e ampliadas mudanças do clima que afetam o nosso cotidiano”, disse o glaciologista Jefferson Cardia Simões, professor do Centro Polar e Climático (CPC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que lidera a expedição, antes da partida.
“A intenção é chegar o mais próximo possível das geleiras”, explicou Simões ao Jornal da USP. Segundo ele, um dos aspectos mais significativos da expedição na Antártica é a proximidade planejada da costa, permitindo que os pesquisadores inspecionem de perto as bordas do manto de gelo que cobre o continente. “O aquecimento do oceano e da atmosfera também pode estar lubrificando o manto de gelo da Antártica, e isso faz com que o manto de gelo vá embora. O que isso implica? Em 200, 300 anos, o aumento de 6 a 7 metros no nível do mar. Porto Alegre, por exemplo, vai pra debaixo d’água. É uma hipótese séria”, ressalta o pesquisador.
Estrutura da expedição na Antártica
A expedição está sendo conduzida a bordo do Akademik Tryoshnikov, um navio quebra-gelo do Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica (AARI) de São Petersburgo, Rússia. Com 133 metros de comprimento, a embarcação conta com dez laboratórios, dois heliportos, botes, guinchos e equipamentos projetados especialmente para missões polares. Seu casco reforçado permite atravessar banquisas de até 1,5 metro de espessura, garantindo acesso seguro às áreas remotas da Antártica.
A meta da missão é inspecionar cerca de 15 geleiras ao redor do continente. Os pesquisadores utilizarão os equipamentos do navio e helicópteros para coletar amostras de gelo e neve diretamente do continente. Além disso, o itinerário inclui visitas a estações de pesquisa russas e chinesas, sendo a primeira parada na Estação Novolazarevskaya.
A localização em tempo real do navio, que possui previsão de chegada para o dia 4 de dezembro, pode ser vista clicando aqui.