Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, enviará documentação necessária para que a obra na rodovia que liga o Amazonas ao restante do país seja realizada.
Em seu primeiro mandato federal, o eminente Deputado Fausto Júnior articula com a classe política, a inclusão da pavimentação da BR-319 no Novo PAC, o programa foi relançado ainda no primeiro semestre de 2023 e visa investimentos coordenados pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Este esforço conjunto, busca acelerar o crescimento econômico através da inclusão social e geração de emprego e renda, para reduzir as desigualdades regionais. Razões mais que suficientes para o Deputado manauara encampar essa luta histórica em defesa da sociedade amazonense.
Durante reunião com o alto secretariado do Ministério das Relações Institucionais, Fausto Júnior, anunciou na última quinta feira, que trabalha em conjunto com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para incluir a pavimentação da antiga rodovia. O Governo Federal pretende incluir as obras que não foram contempladas na primeira edição do programa. Esta atualização, batizada de Seleções, organizou o planejamento em eixos de investimento, como por exemplo:
– Transporte Eficiente e Sustentável (R$ 221 bi até 2026)
Retoma os investimentos no setor de logística – rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos – com o objetivo de reduzir os custos da produção nacional nos mercados interno e externo e melhorar a qualidade de vida população usuária. Os investimentos vão combater os gargalos logísticos, diversificar e integrar a malha de transporte nacional, tornando-a mais sustentável e eficiente. A carteira de empreendimentos de transporte conta com investimentos públicos e privados.
– Infraestrutura Social Inclusiva (R$ 2,3 bi até 2026)
Investir em Cultura, Esporte e Cidadania para prover acesso a bens e serviços culturais, espaços para práticas esportivas e de lazer, atividades educacionais, contribuindo para a redução da violência. Além de retomar obras, e ampliar a infraestrutura social que contribui para o fortalecimento de vínculos comunitários e redução de desigualdades sociais e regionais. O programa garante investimentos em Patrimônio Cultural, para recuperação de espaços públicos para melhorar a qualidade de vida e promover o turismo e o desenvolvimento local.
Para todos os efeitos e difusão da informação. Não se pode esquecer que a BR-319 é uma antiga rodovia federal que liga Manaus, capital do Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia. São 885 km de extensão, a maioria no estado do Amazonas. Essa é a única alternativa que liga por terra o Amazonas ao restante do país. Cerca de metade desse trajeto, não apresenta condições mínimas de trânsito seguro por seis meses do ano. O denso lamaçal, deixa a via impraticável. Os míseros trechos com alguma pavimentação asfáltica se restringem as adjacências das capitais.
A sinalização positiva do ente Federal foi celebrada pelo deputado em suas redes sociais. No post, Fausto Júnior declarou: “O Governo Federal afirmou que a BR-319 pode ser incluída no Novo PAC Seleções. Já estou trabalhando em parceria com o governador Wilson Lima para enviar toda a documentação necessária. Como presidente da #FrenteBR319, continuamos trabalhando e lutando pela pavimentação da BR-319”.
Arthur Lopes é colaborador do BrasilAmazoniaAgora
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