Com roteiro “higienizado”, Mourão leva embaixadores europeus à Amazônia

Embaixadores de dez países, a maioria da Europa, iniciaram ontem (4/11) uma viagem oficial pela Amazônia a convite do vice-presidente Mourão. A comitiva também é composta pelos ministros Ricardo Salles e Tereza Cristina. De acordo com o Planalto, os diplomatas ficarão na região até 6ª feira (6/11) e visitarão três localidades no Amazonas: Manaus, Iranduba e São Gabriel da Cachoeira. O roteiro sob medida tem como objetivo mostrar as ações do governo na região e, nesse sentido, convenientemente passar distante de áreas problemáticas da Amazônia.

Por essa razão, o Greenpeace Brasil enviou aos diplomatas um roteiro alternativo que inclui áreas mais vulneráveis do bioma, como o Parque Nacional e Floresta Nacional do Jamanxim (PA) e municípios no sul do Amazonas, próximos à divisa com o Mato Grosso. “Uma viagem diplomática pela Amazônia que não inclua na rota os desafios e graves danos ambientais que a região enfrenta é uma viagem incompleta e uma oportunidade perdida”, afirma o Greenpeace.

Correio Braziliense, Folha, G1 e UOL destacaram o começo da viagem dos diplomatas na Amazônia.

Em tempo: Salles viajou com uma má notícia na bagagem. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu manter em análise na Justiça Federal do Distrito Federal uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ministro. Inicialmente, a ação tinha sido transferida para a Justiça Federal de Santa Catarina, sob o argumento de que já havia uma ação similar sendo movida no estado. No entanto, o MPF recorreu, sob a justificativa de que as duas ações não possuíam conexão – argumento aceito pelos desembargadores da 3ª turma do TRF-1. G1 e Poder360 deram mais detalhes.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Garimpo no Rio Madeira: uma licença de 2017 não pode ignorar a Amazônia de 2026

Decisão judicial ressuscita autorizações antigas para exploração de ouro...

Conheça as propostas dos candidatos ao governo do Pará 2026

Conheça as propostas dos candidatos ao governo do Pará para bioeconomia, desmatamento, transição energética, povos indígenas e adaptação climática.

MANIFESTO BAA PELA DEMOCRACIA E PELA SOBERANIA

"Diante da tentativa de submeter as eleições, a economia...

Academia, economia e tecnologia: uma aproximação urgente

O Polo Industrial de Manaus reúne empresas, universidades, institutos,...

O que existe por trás de uma indústria certificada

"Da bateria que alimenta um smartphone aos grandes sistemas de armazenamento de energia, qualidade, segurança e responsabilidade ambiental precisam acompanhar cada etapa da produção. Em Manaus e Extrema, padrões internacionais transformam mais de 50 anos de experiência industrial em confiança para os novos desafios do setor energético"