"Para que o Polo Industrial de Manaus continue sendo motor de desenvolvimento e inovação, será fundamental calibrar decisões e evitar que a empolgação produtiva...
É hora de ampliar esse modelo, de combater sem trégua a economia da depredação e de valorizar a economia da floresta. O Brasil precisa assumir, diante do mundo, que defender a Amazônia é defender o agronegócio sustentável, a segurança energética e a própria soberania nacional.
Nos Fóruns ESG, a Amazônia foi convocada — e respondeu. Agora, é hora de consolidar essa resposta como legado: para a COP30, para o Brasil, para o mundo. O CIEAM seguirá mobilizando sua base industrial, suas comissões temáticas e suas redes de colaboração para que o pacto ZFM + ESG se consolide como o pilar estratégico da nova economia amazônica, enraizada na floresta e orientada para o futuro. E ninguém pode ficar de fora dessa jornada.
Evento promovido por SUFRAMA, IDESAM e CBA reúne lideranças empresariais e especialistas para integrar bioeconomia, inovação e responsabilidade socioambiental na integração do P&D & ESG das Empresas do PIM
Estamos, assistindo ao surgimento de uma economia que pensa como a floresta: integrada, complexa, resiliente. Do açaí à borracha, da fibra à plataforma digital, da pesquisa científica ao investidor global, a floresta em pé se converte em sistema produtivo e modelo de futuro. Um ecossistema de atores que mostra a Amazônia não apenas pelo que se conserva, mas pelo que se constrói a partir do respeito à sua lógica viva.