Além do desmatamento zero, o governador do Estado também destacou a importância das populações ribeirinhas e tradicionais na construção de políticas ambientais eficazes
O governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou na última quarta-feira (12), em Brasília, as prioridades do estado para a COP-30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Entre os principais temas está o programa Amazonas 2030, que inclui metas para desmatamento zero e a comercialização de créditos de carbono, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável e atrelando essa estratégia a melhorias socioeconômicas, como geração de empregos e investimentos em infraestrutura básica.
Lima também destacou a necessidade de um olhar mais abrangente para a Amazônia, enfatizando a importância das populações ribeirinhas e tradicionais na construção de políticas ambientais eficazes.

O evento também reforçou a participação do Consórcio da Amazônia Legal na COP30, consolidando ações conjuntas para o combate às mudanças climáticas e a busca por financiamento voltado ao desenvolvimento sustentável da região.
COP30 e adaptação climática
A realização da conferência climática em Belém também impulsiona pesquisas sobre adaptação climática no Pará. Um acordo firmado durante a Semana do Clima de Nova York, em 2023, prevê a colaboração do IPAM e do Centro de Pesquisa Climática Woodwell no desenvolvimento de políticas públicas estaduais.
Essa parceria inclui o mapeamento de riscos climáticos e a formulação de propostas para implementação de soluções, fortalecendo a resiliência ambiental e socioeconômica da região.