Amazonas lista desmatamento zero e créditos de carbono como prioridades para COP30

Além do desmatamento zero, o governador do Estado também destacou a importância das populações ribeirinhas e tradicionais na construção de políticas ambientais eficazes

O governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou na última quarta-feira (12), em Brasília, as prioridades do estado para a COP-30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Entre os principais temas está o programa Amazonas 2030, que inclui metas para desmatamento zero e a comercialização de créditos de carbono, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável e atrelando essa estratégia a melhorias socioeconômicas, como geração de empregos e investimentos em infraestrutura básica.

Lima também destacou a necessidade de um olhar mais abrangente para a Amazônia, enfatizando a importância das populações ribeirinhas e tradicionais na construção de políticas ambientais eficazes.

Wilson Lima, governador do Amazonas, destaca desmatamento zero e créditos de carbono como prioridades para COP-30.
Wilson Lima, governador do Amazonas, destaca desmatamento zero e créditos de carbono como prioridades para COP-30 | Foto: Divulgação

O evento também reforçou a participação do Consórcio da Amazônia Legal na COP30, consolidando ações conjuntas para o combate às mudanças climáticas e a busca por financiamento voltado ao desenvolvimento sustentável da região.

COP30 e adaptação climática

A realização da conferência climática em Belém também impulsiona pesquisas sobre adaptação climática no Pará. Um acordo firmado durante a Semana do Clima de Nova York, em 2023, prevê a colaboração do IPAM e do Centro de Pesquisa Climática Woodwell no desenvolvimento de políticas públicas estaduais.

Essa parceria inclui o mapeamento de riscos climáticos e a formulação de propostas para implementação de soluções, fortalecendo a resiliência ambiental e socioeconômica da região.

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Bemol amplia presença na Amazônia e amplia serviços inovadores

A Bemol amplia sua presença no mercado e, durante o BemolCon –...

Pesquisa da USP propõe modelo de governança experimentalista para impulsionar bioeconomia na Amazônia

Diante dos desafios globais como as mudanças climáticas, uma pesquisa da USP sugere a adoção de um modelo de governança experimentalista e multinível para impulsionar a bioeconomia na Amazônia. A proposta busca fortalecer cadeias produtivas da sociobiodiversidade – sistema que integra diversidade biológica e sistemas socioculturais – por meio da colaboração entre comunidades locais, organizações da sociedade civil, setor público e iniciativa privada.

As mulheres chegaram chegando: A evolução da participação feminina na indústria do Amazonas

Mulheres que atuam na indústria e na gestão de pessoas equilibram as estruturas corporativas, mas também agregam um olhar amplo sobre inclusão, equidade e inovação.

Mudanças climáticas no espaço? Entenda como podem ameaçar satélites e aumentar o lixo espacial

Cientistas descobrem que o aumento da concentração de CO₂ causado pelas mudanças climáticas pode comprometer a capacidade da atmosfera de eliminar detritos, prolongando sua permanência em órbita e elevando o risco de colisões dos satélites.

Startup paraense transforma alimentos em pó para exportar produtos típicos da Amazônia

Enquanto as hortaliças frescas possuem um tempo limitado de prateleira, os alimentos em pó podem durar mais de duas décadas.