Plantas da Amazônia para o mundo: conheça a startup que aposta na liofilização

Enquanto as plantas amazônicas e demais hortaliças possuem um tempo limitado de prateleira, os alimentos em pó podem durar mais de duas décadas

Já pensou em consumir suas verduras e legumes em pó? Essa foi a alternativa que o empreendedor Bruno Kato, fundador e CEO da Horta da Terra, encontrou para levar hortaliças típicas da Amazônia, como chicória, cariru e vinagreira, para consumidores ao redor do mundo.

A startup, sediada em Belém, cultiva Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc’s) de forma 100% orgânica e as transforma em pó por meio de um processo de liofilização, uma técnica de desidratação por congelamento que preserva os nutrientes e amplia a durabilidade dos alimentos.

O peixinho é uma PANC comum, originária da Turquia.

Enquanto as plantas amazônicas e demais hortaliças possuem um tempo limitado de prateleira, os alimentos em pó podem durar mais de duas décadas
O peixinho é uma PANC comum, originária da Turquia | Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Uma das principais vantagens da liofilização é a longa vida útil dos produtos. Enquanto as hortaliças frescas possuem um tempo limitado de prateleira, os alimentos liofilizados podem durar mais de duas décadas. No caso da Horta da Terra, os produtos têm validade de 24 meses, apenas para entrar em conformidade com a regulamentação da Anvisa e da legislação brasileira, segundo Kato.

“E não há necessidade do uso de conservantes”, diz Kato. “Dentro dos nossos sachês há apenas um ingrediente, a planta.” 

A empresa assinou contratos recentes que preveem o envio de 200 toneladas de açaí liofilizado em pó para a China nos próximos dois anos. O mercado chinês vem apresentando um crescimento no consumo de açaí, embora a fruta ainda não seja amplamente popular no país.

Startup paraense transforma alimentos em pó para exportar produtos típicos da Amazônia.

Enquanto as plantas amazônicas e demais hortaliças possuem um tempo limitado de prateleira, os alimentos em pó podem durar mais de duas décadas
Contratos recentes preveem o envio de 200 toneladas de açaí liofilizado em pó para a China | Foto: Paulo Amorim/GettyImages

O portfólio da Horta da Terra inclui sete hortaliças: chicória, cariru, taioba, açaí, jambu, vinagreira e ora-pro-nóbis, todas com benefícios medicinais, funcionais e nutricionais comprovados por pesquisas científicas.

Em breve, a startup pretende adicionar dois novos ingredientes: marapuama, conhecida por seu efeito neurotônico, e a folha de graviola, que apresenta potencial ação anticancerígena, ampliando ainda mais as opções de alimentos em pó funcionais da empresa.

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.

Terras raras, soberania rara

Num mundo em disputa por minerais críticos, semicondutores, dados...

Estudo na revista Nature revela que microplásticos no ar foram superestimados

Estudo revela que microplásticos transportados pelo ar vêm majoritariamente da terra e desafiam modelos globais sobre poluição.