“A vazante extrema dos rios amazônicos não é apenas um reflexo das mudanças climáticas, mas também da falta de ação do poder público em garantir a infraestrutura necessária para a sustentabilidade e competitividade do setor privado.”
Por Belmiro Vianez Filho(*)
A crise climática tem mostrado suas faces mais severas na Amazônia, e o fenômeno da vazante extrema dos rios se tornou um dos maiores desafios de infraestrutura para as empresas instaladas na região. A vulnerabilidade logística e a falta de soluções públicas eficazes têm sobrecarregado o setor privado, que precisa lidar com uma infraestrutura precária enquanto continua a contribuir significativamente para a economia regional e nacional.
Desafios sem incentivos fiscais
Enquanto a Zona Franca de Manaus oferece incentivos fiscais para a indústria, o setor comercial não desfruta dessas vantagens, agravando ainda mais suas dificuldades logísticas. Com o aumento dos custos de cabotagem e a necessidade constante de improvisações por parte do setor privado, a recuperação da BR-319 se apresenta como uma solução indispensável e estratégica para reduzir os impactos dessas dificuldades.
Colapso logístico
Neste 9 de setembro, o primeiro navio atracou no porto provisório do Chibatão, em Itacoatiara, marcando o início da transferência de contêineres para balsas. Embora o sistema provisório tenha funcionado, a improvisação se tornou regra na logística regional, com empresas como Superterminais e Chibatão assumindo a responsabilidade de criar soluções para um problema estrutural que deveria ser resolvido pelo poder público.
Empresas que dependem do fluxo contínuo de mercadorias enfrentam desafios cada vez maiores, especialmente com a previsão de uma vazante ainda mais severa em 2025. Sem uma infraestrutura adequada, as soluções temporárias apenas reforçam a necessidade urgente de investimentos públicos para garantir a continuidade do desenvolvimento econômico.
Urgência da recuperação da BR-319
A recuperação da BR-319 é uma solução estratégica não apenas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na logística fluvial, mas também para reduzir os custos elevados de cabotagem e improvisações que encarecem o transporte na região. A rodovia representa uma alternativa crucial para escoar a produção e garantir o abastecimento, diminuindo a dependência de soluções temporárias e caras, como a instalação de portos provisórios e o uso intensivo de balsas.
Necessidade de investimentos estruturais
A vazante extrema dos rios amazônicos não é apenas um reflexo das mudanças climáticas, mas também da falta de ação do poder público em garantir a infraestrutura necessária para a sustentabilidade e competitividade do setor privado. Aliás, o poder público Segue Como o maior Beneficiário da economia regional. Esta é uma informação Que pode ser verificada no site da Receita Federal e que já foi objeto de estudos da FGV e da USP.
A recuperação da BR-319 surge como uma solução estratégica e indispensável para aliviar os custos tarifários da cabotagem e a dependência de soluções improvisadas, que impactam diretamente o comércio local, já sobrecarregado pela ausência de incentivos fiscais. A infraestrutura adequada é a chave para garantir o futuro econômico da região e reduzir as perdas impostas pelas adversidades climáticas.
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