Gripe aviária: primeiro caso da doença em um boto é registrado no mundo

O Instituto Veterinário da Suécia (SVA) registrou o primeiro caso de infecção por gripe aviária em um boto. O animal, que morreu após encalhar na praia de Kämpersvik, na Suécia, foi submetido a exames que detectaram o vírus H5N1 em vários órgãos do mamífero. 

“Até onde sabemos, este é o primeiro caso confirmado de gripe aviária em um boto no mundo. É provável que o animal tenha de alguma forma entrado em contato com aves infectadas”, disse a veterinária-chefe Elina Thorsson em comunicado divulgado nesta quarta-feira (31). 

Gripe aviária
Imagem: Henadzi Pechan (iStock)

Segundo informações do O Globo, as autoridades do país tentaram retirar o animal do local, ainda vivo, e levá-lo para águas mais profundas, mas, exausto, acabou morrendo no mesmo dia. 

“Ao contrário das focas, nas quais doenças ligadas a vírus aviários foram detectadas em várias ocasiões, há apenas alguns casos de vírus influenzaem cetáceos”, explicou Thorsson, acrescentando que a gripe aviária já foi detectada em outros mamíferos, como raposas, lontras, linces e doninhas – mas nunca em botos. 

Surto de gripe aviária 

Tanto a Europa quanto a América do Norte estão enfrentando surtos de gripe aviária há alguns meses. Na França, inclusive, 3 milhões de animais foram sacrificados na tentativa de conter o avanço da doença, segundo notificou o Ministério da Agricultura francês. O gado dessas regiões também tem sido afetado. No entanto, segundo a SVA, o risco da variante afetar a população é pequeno.

“É um achado incomum e interessante porque temos a oportunidade de aprender mais sobre o vírus. Ao mesmo tempo, trata-se de um caso individual, e não vimos nenhum aumento na mortalidade entre os botos. Sabemos que existe o risco de os mamíferos marinhos serem infectados e, portanto, incluímos a amostragem para influenza em nosso programa de vigilância”, finalizou a especialista.

Texto publicado originalmente em OLHAR DIGITAL

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Para além de vinhos e queijos: a Amazônia no redesenho do comércio global

O Brasil deixa de ser apenas uma oportunidade conjuntural...

Perda florestal no Brasil cai 42% em 2025, mas país ainda lidera ranking

Perda florestal no Brasil cai 42% em 2025, mas incêndios e pressão agrícola ainda ameaçam metas climáticas e conservação dos biomas.