Açodamento indevido

A falta de um melhor planejamento somado a um ano de eleições são problemas que minam as chances de retomada do crescimento econômico. Esperamos que não haja surpresas desagradáveis neste ano de 2022 para o modelo de desenvolvimento adotado na ZFM, para que possamos desempenhar o nosso trabalho de forma positiva, concretizando nossas esperanças de melhores resultados na área socioeconômica.

Antônio Silva
__________________

Sempre pautei minha vida profissional e particular pela precaução e pela reflexão mais profunda das minhas ações. Costumo pesar com cuidado todas as minhas atitudes e decisões, sem precipitação. A primeira providência que tomei, quando vários meios de comunicação da mídia divulgaram com açodamento a redução do crédito dos fabricantes de refrigerantes do país – ao adquirir o concentrado produzido na Zona Franca de Manaus (ZFM) -, foi pedir aos meus assessores que examinassem com esmero o Decreto n° 10.923, de 30 de dezembro de 2021.

Assim o resultado da análise dos técnicos da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), em conjunto com os da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), deu origem a Nota de Esclarecimento da FIEAM, em que explicamos que o referido decreto coligia, isto é, reunia todas as alterações efetuadas por outros decretos em um só, harmonizando e consolidando o tratamento, assim como fixava na tabela anexa ao referido decreto, a alíquota de 8% para os produtos classificados no código 2106.90.10 Ex 01.

Ou seja, não havendo por parte do Governo Federal quaisquer mudanças nos incentivos fiscais concedidos à indústria de bebidas da ZFM, que compõe o segmento de componentes e insumos para a produção de refrigerantes em todo o país. A informação incorreta induziu a erro de interpretação, que felizmente não prosperou, eliminando esse possível problema no início do ano. Este ano prenuncia diversas dificuldades a serem enfrentadas face ao aumento das incertezas em relação à questão fiscal, ao aumento da inflação e a ameaça de recrudescimento da Covid-19 com nova onda de casos. Embora nós permaneçamos otimistas, as previsões dos especialistas não são boas para o ano em curso, haja vista a crescente desigualdade no país, agravada pela pandemia e pela não sustentação da recuperação econômica.

Conforme declara o Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Robson Andrade, “a redução do Custo Brasil é fundamental para o setor produtivo”. Sendo imperativo modernizar e ampliar a infraestrutura, a fim de obtermos custos competitivos que possam desemperrar o crescimento e superar os problemas conjunturais do nosso país, normalizar as cadeias de fornecimento de insumos e componentes, estancar a extinção dos empregos, melhorar o ambiente de negócios com políticas que atraiam investimentos produtivos, para possivelmente atingirmos neste ano a projeção otimista de crescimento da economia brasileira em 1,2%, e numa previsão mais pessimista de uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,1%. A falta de um melhor planejamento somado a um ano de eleições são problemas que minam as chances de retomada do crescimento econômico. Esperamos que não haja surpresas desagradáveis neste ano de 2022 para o modelo de desenvolvimento adotado na ZFM, para que possamos desempenhar o nosso trabalho de forma positiva, concretizando nossas esperanças de melhores resultados na área socioeconômica.

Antonio Silva
Antônio Silva presidente da FIEAM e vice presidente da CNI
Antônio Silva
Antônio Silva
Antônio Silva é administrador de empresas, empresário e presidente da Federação das Indústrias do estado do Amazonas e vice presidente da CNI.

Artigos Relacionados

ANOTAÇÕES PARA O NOVO LUSTRO DA ECONOMIA BRASILEIRA: 2026 A 2030 -A GRANDE TRANSFORMAÇÃO – Parte VIII

Economia brasileira pressionada por sistemas empresariais mal estruturados, crescimento...

Congresso acelera debate sobre mineração em terras indígenas após decisão do STF

Decisão judicial expõe disputa entre interesses econômicos, direitos indígenas...

Entre impostos , dívidas e apostas, a renda encurta 

“O Brasil entrou em uma fase curiosa e preocupante...

A Amazônia diante de um mundo em ruptura

Geopolítica instável, economia sob pressão e inteligência artificial reconfiguram...