Ao longo de sua carreira, Freire tocou em mais de 70 países e foi o único brasileiro a ser incluído na Great Pianists of the 20th Century
Morreu na madrugada de hoje, em sua casa no Rio de Janeiro, o pianista brasileiro Nelson Freire. Ele tinha 77 anos e foi um dos maiores artistas brasileiros, com reconhecida carreira internacional.
Nascido em 1944, na cidade mineira de Boa Esperança, Freire demonstrou seu talento com o piano com apenas 3 anos de idade. Venceu seu primeiro concurso internacional aos 12 anos. Aos 19, conquistou o Concurso Internacional Vianna da Motta, em Lisboa. Estreou com a Orquestra Filarmônica de Nova York aos 24 anos.
Foi classificado pela revista Time como “um dos maiores pianistas desta ou de qualquer outra geração”.
Ao longo de sua carreira, Freire tocou em mais de 70 países e foi o único brasileiro a ser incluído na Great Pianists of the 20th Century, coletânea de 100 volumes com gravações de 72 pianistas lançada mundialmente.
Em 2019, Freire sofreu um acidente durante caminhada no Rio e passou por várias cirurgias no ombro. Previa retornar aos palcos no ano passado, mas os recitais foram cancelados por causa da pandemia.
Fonte: O Antagonista
Comentários