Que tal uma dose de CO2 transformado em vodka? Startup produz destilado carbono negativo

Air Company, localizada nos Estados Unidos, fabrica álcool a partir de dióxido de carbono (CO2), com um sistema de destilação inspirado na fotossíntese que funciona com energia renovável

À primeira vista, os ingredientes parecem uma combinação bastante indigesta: água e… dióxido de carbono (CO2). O resultado, porém, pode agradar muita gente. É a partir desse mix inusitado que a startup norte-americana Air Company fabrica sua Air Vodka: uma bebida alcoólica que se diferencia do restante do mercado por ajudar a combater as mudanças climáticas.

Funciona assim: a startup tem seu próprio sistema de destilação que funciona com energia solar – limpa e renovável. Esse sistema, que é patenteado, tira o CO2 do ar e o transforma em etanol puro para a vodka. Para cada garrafa de Air Vodka produzida, um quilo do gás de efeito estufa é removido.

Stafford Sheehan, eletroquímico e cofundador da startup, garante que o produto é o primeiro destilado carbono negativo do mundo. “O único subproduto dessa fórmula é o oxigênio”, celebra em entrevista por e-mail ao Um Só Planeta.

“Isso é inspirado na fotossíntese da própria natureza. As plantas respiram CO2. Elas absorvem água e usam energia na forma de luz solar para fazer coisas como açúcares e outros hidrocarbonetos de alto valor, tendo o oxigênio como único subproduto. É a mesma coisa com nosso processo”, afirma Sheehan.

Fonte: Um só Planeta

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A experiência como ativo: a Reforma Tributária e o novo patamar de desenvolvimento do Amazonas

"A Reforma Tributária preservou instrumentos importantes. Agora começa o...

Eleições na Amazônia 2026: Tocantins chega às urnas entre desmatamento autorizado e mercado de carbono 

Promessas contra o desmatamento contrastam com a conversão do Cerrado, conflitos por terra e baixa prioridade à bioeconomia.

A riqueza que Manaus distribui ao Brasil

Os efeitos interestaduais da Zona Franca começam a entrar...

O El Niño e a hora de rever nossa relação com a Amazônia

A seca que se aproxima exige providências emergenciais. Mas...

A Amazônia tem água. Mas por quanto tempo haverá água segura?

”Alerta da Academia Brasileira de Ciências expõe um paradoxo...