Rede Brasil do Pacto Global lança programa HUB ODS em Manaus

“Neste cenário, a Zona Franca de Manaus, a economia do Amazonas, baseada nos mecanismos de compensação fiscal para redução das desigualdades regionais – ora completando 55 anos – se insere positivamente com seus avanços e desafios, nos propósitos e compromissos da Rede Brasil e sua adesão ao Pacto Global.”

Por Thiago Augusto Terada
_______________________________

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU – a mobilização da comunidade na direção da sustentabilidade e da cidadania – chegou neste dia 17, em Manaus, com o lançamento do HUB ODS Amazonas. Trata-se de uma inciativa da maior relevância para acelerar, por meio de parcerias e do conhecimento das empresas que vivenciam a realidade da região Amazônica, a busca pelo cumprimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e todos os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Teremos, a partir de agora, uma grande oportunidade de mobilização e engajamento de atores do setor privado para pensar e executar ações em conjunto, que atendam ao roteiro de mudanças recomendadas pela Organização das Nações Unidas.

Os indicadores socioeconômicos e ambientais de nossa região precisam atingir novos patamares de desenvolvimento. Por isso, a mobilização civil se faz necessária. O propósito do HUB é justamente o de fazer essas conexões no cenário corporativo.

Entre os estados da Rede Brasil que já aderiram o Pacto Global, está Minas Gerais, que firmou parceria com a Desafio 2030, rede de organizações do setor privado sediadas naquela unidade federativa. Com algumas preocupações similares ao que se esboça em nossa região com o Instituto Amazônia 21, a organização Desafio 2030 se integrou às práticas de sustentabilidade no contexto da responsabilidade do mundo dos negócios para a promoção de desenvolvimento econômico e redução das desigualdades sociais.

O Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e ter uma iniciativa com a chancela da ONU no Estado é uma nobre missão para todos os envolvidos. Neste cenário, a Zona Franca de Manaus, a economia do Amazonas, baseada nos mecanismos de compensação fiscal para redução das desigualdades regionais – ora completando 55 anos – se insere positivamente com seus avanços e desafios, nos propósitos e compromissos da Rede Brasil e sua adesão ao Pacto Global.

O HUB Amazonas será coordenado pelo Instituto Soka Amazônia. Diversos atores da indústria, comércio e do terceiro setor já sinalizaram positivamente para integrar a iniciativa. Temos um Polo Industrial forte, de onde emana a força motriz da economia do Estado e que também possui muito potencial para desenvolvimento de ações sustentáveis. 

Com a maior diversidade biológica da Terra, 20% da água doce, uma província mineral estratégica imensurável, a Amazônia implica sempre razões adicionais no zelo e trato de suas potencialidades. 

A Águas de Manaus é diretamente responsável pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6: água e saneamento.  Temos total capacidade para garantir o atingimento das metas de universalização do saneamento, com um pacote de investimentos para os próximos anos. Entendemos que é preciso fazer mais e contribuir em outras frentes para o desenvolvimento de Manaus e estamos dispostos a somar esforços que corroborem com os avanços e o potencial da região, rica em biodiversidade, cultura e atividade industrial. 

A Amazônia é um dos ativos mais importantes do planeta. E nós, vivemos em uma cidade no coração desse ativo. Por isso, é necessário valorizar e preservar isso para gerações futuras, através de ações sustentáveis. Os desafios são amazônicos, ou seja, imensos, o que deve ser tratado como razão maior de expandir esforços, parcerias e interlocução construtiva com o poder público, com a academia, órgãos responsáveis pela educação, gestão socioambiental e novas modelagens de investimentos e empreendimentos, socialmente justos, politicamente corretos, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis. Mãos à obra! 

Esta Coluna Follow-up é publicada no Jornal do Comercio às quartas, quintas e sextas-feiras, sob a responsabilidade do CIEAM, Centro da Indústria do Estado do Amazonas, com a coordenação editorial de Alfredo Lopes, consultor da entidade e editor do portal BrasilAmazoniaAgora. 

Thiago Terada Aguas de Manaus
Thiago Terada é diretor-presidente da Águas de Manaus
Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Os saguis que nasceram para ajudar a salvar uma espécie da Mata Atlântica

Espécie de sagui ameaçada de extinção tem dois filhotes no RS. Nascimento integra programa de conservação do sagui-da-serra-escuro.

O consumidor se preocupa, muda de hábito e ainda erra qual produto polui menos – Coluna Negócios Sustentáveis

Uma pesquisa da Bain em cinco países mostra que 90% dos brasileiros se dizem preocupados com o ambiente. Com dois selos amazônicos em construção, o desafio de quem vende a origem da floresta deixa de ser convencer e passa a ser explicar.

Novo mandato de Lula terá Congresso mais hostil à agenda ambiental

Novo mandato de Lula deve enfrentar maior resistência no Congresso para avançar em políticas ambientais e proteger Terras Indígenas.

Conheça o peixe da Amazônia que cria um campo elétrico para “ver” em águas profundas 

Conheça o peixe elétrico da Amazônia descrito no rio Tefé, que usa sinais elétricos para perceber o ambiente em águas profundas e turvas.

Pesquisadores descobrem as rotas de tráficos de animais na Amazônia

Pesquisa sobre o tráfico de animais na Amazônia identifica 137 espécies comercializadas ilegalmente e revela rotas usadas pelos traficantes.