Menores de 5 anos são maioria das internações e mortes por Covid entre crianças no AM

MANAUS – A maior parte das hospitalizações e mortes por Covid-19 entre crianças e adolescentes no Amazonas estão concentradas na faixa etária abaixo dos 5 anos de idade, segundo números no portal da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) consultados nesta quarta-feira (2).

Do início da pandemia até o dia 16 de fevereiro deste ano, quando os dados do monitoramento do novo coronavírus em crianças e adolescentes foram atualizados pela última vez pela FVS, o estado tinha 45.989 casos da doença nesse público.

A maior parte dos diagnósticos de Covid-19 ocorreu no grupo de 15 a 19 anos, 16.863 no total; seguido das crianças com menos de 5 anos (12.468 casos); de 5 a 9 anos (7.286 casos); e em último, a faixa etária de 10 a 14 anos (9.372 casos).

Apesar das contaminações serem mais frequentes na faixa etária de 15 a 19 anos, são os mais novos que necessitam de mais cuidados médicos. Das 2.436 hospitalizações, 50% são somente das crianças com menos de 5 anos e o restante distribuído entre os demais grupos.

IMG 6993
Internações por Covid-19 entre crianças e adolescentes no Amazonas (Gráfico: FVS-AM)

Os registros de óbitos pela doença entre crianças e adolescentes são baixos. Até o momento, são 136 mortes acumuladas desde o começo da pandemia, o que representa uma letalidade média de 0,3% para o novo coronavírus nesse grupo. Como nas internações, os mais novos acumulam mais mortes pela Covid-19. Representam metade das vítimas, 68 no total.

A faixa etária é a única que ainda não foi contemplada pela imunização contra a Covid-19, pois ainda não há vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o público menor que 5 anos no Brasil.

IMG 6994
Mortes por Covid-19 entre crianças e adolescentes no Amazonas (Gráfico: FVS-AM)

Os dados no portal da FVS referentes ao monitoramento do novo coronavírus em crianças e adolescentes no Amazonas são atualizados semanalmente.

Fonte: Amazonas Atual

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Aterro em Iranduba: ideia de jerico, ideia de ojeriza

"O novo aterro em Iranduba, localizado logo após a Ponte...

A floresta em pé tem valor, e o Amazonas é prova disso

O modelo industrial da floresta em pé é tecnicamente mensurável, socialmente justo e ambientalmente superior. Enquanto o mundo discute metas, o Amazonas já as cumpre.

Idesam expande energia solar na Amazônia e zera uso de diesel em comunidades da região

Com sistemas solares, Idesam elimina diesel e reduz custos de produção na RDS do Uatumã, impulsionando renda e sustentabilidade.

Descoberta de novas espécies revela vida marinha a mais de 6 mil metros de profundidade

Pesquisadores revelam 14 novas espécies em expedição global e mostram como a tecnologia acelera a descoberta de novas espécies.

Conheça o AmazonFACE: torres liberam CO₂ na floresta para simular o aquecimento global

AmazonFACE injeta CO₂ na Amazônia para prever como a floresta reagirá às mudanças climáticas nas próximas décadas.