O AdaptaCidades surge a partir da necessidade de lidar com os impactos das mudanças climáticas e capacitar estados e municípios para estratégias de adaptação climática
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima iniciou a adesão dos estados ao Programa AdaptaCidades durante um encontro de prefeitos e prefeitas em Brasília. Onze estados e o Distrito Federal assinaram o termo de adesão, permitindo que seus municípios recebam capacitação para elaborar planos de adaptação climática e acessar financiamentos.
O programa também visa fortalecer a capacidade técnica para novos projetos, incluindo o acesso ao Fundo Clima, que dispõe de R$ 10,4 bilhões sob gestão do BNDES.
“O AdaptaCidades nasce da necessidade de integrarmos estados, municípios e o governo federal em um grande pacto social, político e federativo, para a gente lidar com a mudança do clima. Essa não é uma agenda que seja possível apenas a um único governo, a uma única esfera enfrentar. Estamos falando do principal desafio da contemporaneidade”, afirma Inamara Melo, coordenadora geral do Departamento de Políticas de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente.

“O AdaptaCidades é um reconhecimento de que já estamos, infelizmente, neste momento de mudança do clima que adaptar não é mais uma opção, é uma necessidade, é uma urgência”, ressaltou Ana Toni, da Secretaria Nacional de Mudança do Clima.
Instituído em dezembro de 2024 pelo Ministério do Meio Ambiente, o AdaptaCidades faz parte do Programa Cidades Verdes Resilientes. A iniciativa busca aprimorar políticas urbanas, promovendo o uso eficiente do solo, gestão sustentável de resíduos, expansão de áreas verdes com soluções baseadas na natureza, além de incentivar a mobilidade sustentável e tecnologias de baixo carbono.
