Programa para adaptação climática capacita governos brasileiros

O AdaptaCidades surge a partir da necessidade de lidar com os impactos das mudanças climáticas e capacitar estados e municípios para estratégias de adaptação climática

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima iniciou a adesão dos estados ao Programa AdaptaCidades durante um encontro de prefeitos e prefeitas em Brasília. Onze estados e o Distrito Federal assinaram o termo de adesão, permitindo que seus municípios recebam capacitação para elaborar planos de adaptação climática e acessar financiamentos.

O programa também visa fortalecer a capacidade técnica para novos projetos, incluindo o acesso ao Fundo Clima, que dispõe de R$ 10,4 bilhões sob gestão do BNDES.

“O AdaptaCidades nasce da necessidade de integrarmos estados, municípios e o governo federal em um grande pacto social, político e federativo, para a gente lidar com a mudança do clima. Essa não é uma agenda que seja possível apenas a um único governo, a uma única esfera enfrentar. Estamos falando do principal desafio da contemporaneidade”, afirma Inamara Melo, coordenadora geral do Departamento de Políticas de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente.

Impactos de eventos extremos climáticos no Brasil.
Impactos de eventos extremos climáticos no Brasil / Fonte – MMA

“O AdaptaCidades é um reconhecimento de que já estamos, infelizmente, neste momento de mudança do clima que adaptar não é mais uma opção, é uma necessidade, é uma urgência”, ressaltou Ana Toni, da Secretaria Nacional de Mudança do Clima.

Instituído em dezembro de 2024 pelo Ministério do Meio Ambiente, o AdaptaCidades faz parte do Programa Cidades Verdes Resilientes. A iniciativa busca aprimorar políticas urbanas, promovendo o uso eficiente do solo, gestão sustentável de resíduos, expansão de áreas verdes com soluções baseadas na natureza, além de incentivar a mobilidade sustentável e tecnologias de baixo carbono.

Programa para adaptação climática capacita governos brasileiros.
AdaptaCidades oferece suporte às capacidades técnicas servidores públicos municipais e estaduais | Infográfico: Reprodução/MMA
Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

5 falas poderosas do Papa Francisco em defesa da Amazônia e do planeta

Descarbonização, ecologia integral, mudanças climáticas, transição energética e a relevância da Amazônia para o planeta foram apenas algumas das pautas defendidas pelo Papa Francisco durante os 12 anos de seu cargo na Igreja.

Na contramão da Petrobras, projeto de lei propõe freio total à exploração de petróleo na Amazônia

O projeto surge como resposta direta aos esforços recentes do Ministério de Minas e Energia para viabilizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, especialmente na área polêmica da Foz do Amazonas.

Extrato de planta da Amazônia pode substituir mercúrio do garimpo com eficácia de 80%

O uso do extrato de planta pode reduzir significativamente os impactos sociais e ambientais do garimpo, especialmente na região amazônica.

Estudo acende alerta: pecuária brasileira pode inviabilizar meta de carbono até 2030

Pesquisa mostra que as emissões de gases de efeito estufa pela pecuária brasileiras atingem mais que o dobro do limite assumido pelo Brasil.