Empresas criam mais de 100 produtos sustentáveis que ajudam na regeneração da natureza

Com princípios da economia circular, empresas apresentaram propostas em prol da regeneração da natureza usando biomassa e ingredientes amazônicos por meio de um desafio

Após um ano e meio de desenvolvimento, os produtos criados no desafio “O Grande Redesenho de Alimentos” foram apresentados em São Paulo no dia 30 de janeiro. Promovido pela Fundação Ellen MacArthur em parceria com o Sustainable Food Trust, o desafio incentivou empresas a desenvolverem alimentos alinhados aos princípios da economia circular, visando a regeneração da natureza.

No total, 141 produtos foram desenvolvidos por 57 empresas de 12 países. No Brasil, 11 empresas chegaram à fase final, incluindo Amazônia Agroflorestal, Amazonika Mundi, Bebajapí Bebidas Fermentadas, Cuíca, Horta da Terra, Mahta, Nude, Nutricandies, Puravida, Santa Food e Viva Regenera.

Cacau Ativado da Floresta criado em desafio em prol da regeneração da natureza.
Cacau Ativado da Floresta | Foto: Viva Regenera

As inovações apresentadas no desafio incluem um cereal proteico feito com biomassa de aveia, um blend proteico em pó com ingredientes da Amazônia, como cogumelo Yanomami e castanha-do-Brasil, além de um creme adoçante à base de mel de cacau e um pão de mel recheado com doce de biomassa de banana verde. Todos os produtos foram desenvolvidos seguindo o modelo de design circular de alimentos, que orienta a escolha de ingredientes, fornecimento e embalagem para promover a regeneração da natureza.

“O Desafio ‘O Grande Redesenho de Alimentos’ foi uma forma de demonstrar que é possível desenvolver produtos priorizando o resultado positivo que eles trarão para a natureza. Isso é fundamental para desencadear uma mudança no nosso atual sistema de alimentos, para que ele deixe de ser um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas e para a perda de biodiversidade e passe a ser parte da solução a esses desafios”, afirma Luisa Santiago, diretora executiva para a Fundação Ellen MacArthur na América Latina.

Desafio revela alimentos que ajudam na regeneração da natureza.
Desafio revela alimentos que ajudam a regenerar a natureza | Foto: Fundação Ellen MacArthur

 “Essa jornada de inovação também é um convite para que outras empresas de alimentos vejam que é possível desenvolver produtos que são bons para as pessoas e para a natureza e comecem a repensar o seu portfólio com base no design circular de alimentos”, conclui.

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Podres poderes: quem paga as contas de Flávio Bolsonaro e financia seus projetos

"Documentos bancários e investigações sobre bets, receitas milionárias de...

A distância entre a aldeia e a urna ameaça o voto indígena no segundo turno

Eleitores indígenas enfrentam barreiras para votar no segundo turno. MPF e MPI cobram transporte gratuito e acessibilidade.

“Um alvo no meio da testa”: o que indigenistas e servidores ambientais temem de Flávio Bolsonaro 

Relatos de assédio a servidores ambientais no governo Jair Bolsonaro geram temor de novas perseguições e restrições à fiscalização sob Flávio.

Aliados de Flávio Bolsonaro querem incorporar Ministério do Meio Ambiente à Infraestrutura

Aliados de Flávio Bolsonaro discutem unir Meio Ambiente à Infraestrutura. Proposta recebe críticas por riscos à autonomia da política ambiental.