Polícia Federal lança ações pelo Pantanal com Operação Incêndios 2025

A Operação Incêndios 2025 tem como principal objetivo ampliar a capacidade de resposta diante do agravamento dos eventos climáticos extremos e do aumento expressivo de crimes ambientais nas regiões mais vulneráveis do país

A Operação Incêndios 2025, da Polícia Federal (PF), foi lançada com foco nas regiões que mais registraram crimes ambientais em 2024. O anúncio oficial das ações ocorreu nesta quarta-feira (25). Os trabalhos terão início nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com expansão prevista para o Acre, Amazonas, Rondônia e Pará nas próximas semanas.

O Relatório Anual do Fogo (RAF), divulgado recentemente pelo MapBiomas, destacou o Pantanal como o bioma proporcionalmente mais afetado por incêndios criminosos e eventos climáticos nos últimos anos. A Amazônia também foi duramente impactada, com a perda de vastas áreas de vegetação nativa em decorrência do fogo. A operação da PF busca intensificar o combate a esses crimes, ampliando o controle e a proteção dos biomas mais vulneráveis do país.

PF lança Operação Incêndios 2025 e começa ações pelo Pantanal.
PF lança Operação Incêndios 2025 e começa ações pelo Pantanal | Foto: Iberê Perissé/Projeto Solos

De acordo com a Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, a Operação Incêndios 2025 tem como principal objetivo ampliar a capacidade de resposta diante do agravamento dos eventos climáticos extremos e do aumento expressivo de crimes ambientais nas regiões mais vulneráveis do país. Para isso, estão previstas diversas medidas preventivas e repressivas que visam melhorar o monitoramento, a investigação e o combate direto a esses crimes.

Entre as ações estão a instalação de bases avançadas em pontos críticos, que permitirão uma atuação mais ágil e eficaz em áreas estratégicas. Haverá também a mobilização de equipes especializadas e dedicadas exclusivamente ao enfrentamento dos incêndios e crimes ambientais.

A imagem mostra uma área devastada por incêndio, com solo coberto por cinzas e vegetação queimada. No fundo, há uma pessoa caminhando, vestindo roupas escuras e segurando uma câmera. O céu está claro e azul, e há algumas áreas de vegetação verde remanescente ao longe
Área devastada por queimadas em Corumbá (MS), uma das mais atingidas no pantanal – PF – 10.out.2024/Divulgação

A operação contará ainda com o uso intensivo de tecnologia e ferramentas de geointeligência, que possibilitam o rastreamento em tempo real das áreas afetadas e facilitam a identificação de responsáveis. Por fim, a operação será realizada em atuação integrada com a Força Nacional de Segurança Pública e com as forças de segurança estaduais, promovendo uma cooperação interinstitucional voltada à proteção dos biomas e ao enfrentamento qualificado da criminalidade ambiental.

Segundo a Agência Brasil, em 2024, a atuação da PF no enfrentamento aos incêndios florestais resultou na instauração de 138 inquéritos policiais; em 2023 foram 46. De acordo com a instituição, somente este ano já foram instaurados mais 42 inquéritos.

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Embrapa investiga como mudar a digestão do gado para reduzir emissões de metano 

Embrapa identifica alvos na microbiota do gado Nelore que podem ajudar a reduzir emissões de metano e melhorar a eficiência alimentar.

Lula assina decreto que põe minerais críticos no Brasil em ordem de prioridade

Lula define três níveis de prioridade para minerais críticos no Brasil, com critérios de abastecimento, relevância econômica e impacto ambiental.

Desastre de Mariana completa 11 anos com registros de peixes com tumores e deformidades

Onze anos após o desastre de Mariana, monitoramento registra tumores e deformidades em peixes, apesar da redução da contaminação.