Novas espécies de Louva-a-deus são encontradas na Amazônia

Pesquisadores do Projeto Mantis realizaram uma expedição que durou 2 meses onde encontraram 4 novas espécies

Leo Lanna e Lvcas Fiat são pesquisadores do Projeto Mantis e fizeram uma expedição  intitulada Austral: Mantis da Amazônia realizada durante 2 meses na Amazônia, onde encontraram  uma nova espécie de louva-a-deus chamado de Mantis da Amazônia. É da família Stagmatoptera, que possui manchas nas asas presentes nos adultos. De acordo com os pesquisadores, o primeiro a encontrar foi Hermann Burmeister, um naturalista alemão em 1838 que foi o primeiro a reconhecer a espécie, a partir de ilustrações feitas por outro cientista chamado Stoll.

O Mantis da Amazônia (Stagmatoptera suplicaria) é conhecida e pode ser encontrada em toda a bacia amazônica e vive nas partes mais altas das árvores. Durante a expedição, foram coletados mais de 150 louva-a-deus da nova espécie, sendo 7 filhotes. Em 2 meses, apenas uma única fêmea foi encontrada, que estava protegendo a ooteca (casinha de ovos), onde mais de 100 filhotes nasceram e foram devolvidos a mata.

Até o momento, mais de 30 espécies de louva-a-deus já foram catalogadas, sendo descobertos três novas espécies no sul e norte do bioma.

As Espécies encontradas

Conheça as novas espécies que foram catalogadas durante a expedição:

Eumosonia, habita áreas abertas de pode ser localizada entre a Amazônia e o Cerrado, onde pode ser facilmente encontrada.

Captura de Tela 2021 07 12 as 16.53.19
Foto: Reprodução/ Greenpeace

 A espécie Camuflagem é um louva-a-deus que representa de forma idêntica uma folha-seca, com asas marrons e recortadas que se encontra na Amazônia.

b2ap3 large camuflagem
Foto: Reprodução / Greenpeace

 Um dos louva-a-deus mais raros de se encontrar no Brasil, o Calibia é uma espécie considerada enigmática, conhecida na parte Norte da Amazônia. Pela primeira vez,  o Calibia foi documentada na região Sul da Amazônia.

b2ap3 large calibia
Foto: Reprodução / Greenpeace

  Choeradodis, ou Louva-a-deus peruano de escudo é nativo da América do Sul, América Central e América do Norte.

b2ap3 large louva a deus peruano
Foto: Reprodução / Greenpeace

Fonte: Portal Amazônia

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.