INMET alerta sobre 09 estados brasileiros com calor extremo

O Brasil enfrenta um aumento alarmante nas temperaturas conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que elevou o alerta de calor de laranja para vermelho em várias regiões do país. O aviso engloba nove estados, ressaltando a severidade do fenômeno meteorológico que poderá resultar em riscos substanciais para a saúde pública e potencialmente bater recordes históricos de calor.

A onda de calor

O fenômeno, descrito como um “domo de calor”, está estacionado entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro, impactando também o Sudeste e, em menor grau, as regiões Sul e Norte do país. Especificamente, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão na mira de possivelmente registrarem temperaturas recordes para o mês de setembro, com termômetros podendo atingir marcantes 45°C.

A elevação de temperatura, que pode ser até 5°C acima da média histórica, é vista com grande preocupação, pois representa riscos sérios à integridade física e à vida humana. Este fenômeno exige atenção redobrada e medidas preventivas para evitar problemas de saúde associados ao calor extremo, tais como desidratação, insolação e outras complicações que podem ser fatais.

INMET onda de calor 2023
INMET

O calor intenso observado no início da primavera sugere um verão de temperaturas elevadas no Brasil. As análises indicam uma combinação de calor recorde nos oceanos e a continuidade do fenômeno El Niño até março de 2024, que pode resultar em temperaturas máximas inéditas. Além disso, projeções apontam para chuvas mais intensas no Sul, enquanto o Norte e Nordeste podem enfrentar um período chuvoso menos intenso.

Medidas recomendadas

É imperativo que autoridades e a população estejam preparadas para enfrentar esta onda de calor, adotando medidas de precaução como a hidratação constante, evitando exposição ao sol nos horários de pico e permanecendo em ambientes frescos e ventilados. Além disso, a divulgação de informações e recomendações por parte dos órgãos competentes é crucial para mitigar os riscos associados a este grave fenômeno meteorológico.

O alerta vermelho do INMET é um chamado à ação para a conscientização e preparação contra o calor extremo que se instala em vastas regiões do Brasil.

A atenção às recomendações oficiais e a adoção de medidas preventivas são passos fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar da população frente a este desafio climático.

*Com informações CLIMA INFO

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O rio além da draga – PARTE II – Antes da concessão, o rio e seus habitantes – Coluna Follow-Up

A concessão de uma hidrovia amazônica começa muito antes do leilão. Começa pelo reconhecimento de que o rio já possui usuários, economias, culturas e regras de convivência construídas ao longo de gerações. Um contrato pode organizar investimentos e cobrar por serviços comprovadamente entregues, mas sua legitimidade dependerá da capacidade de proteger a vida que precede a concessão e continuará no território depois dela.

Manaus, a cidade no coração da floresta que desaprendeu a respirar

Fumaça volta a cobrir a capital, expõe crianças e...

Trump já está interferindo na eleição brasileira?

“Da pressão sobre o STF às articulações bolsonaristas em...

O rio além da draga – PARTE I – Coluna Follow-Up

A mobilização das entidades do Amazonas para trazer os atores federais ao debate logístico merece ser reconhecida. Durante muito tempo, a navegação amazônica foi tratada em Brasília como uma facilidade concedida pela geografia: rios largos, extensos e aparentemente inesgotáveis dispensariam a disciplina de planejamento reservada às rodovias, ferrovias e portos. As secas de 2023 e 2024 expuseram o preço dessa ilusão. A presença recente do Ministério de Portos e Aeroportos, da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação e do DNIT abre uma oportunidade que a região não deve desperdiçar. Para aproveitá-la, será preciso qualificar o debate e distinguir uma obra necessária em certos pontos de uma política capaz de organizar todo o sistema.