Índia plantou 1,5 milhão de árvores frutíferas em sistema agroflorestal

O objetivo do reflorestamento com árvores frutíferas é reduzir a fome em comunidades rurais do país.

Mais de 1,5 milhão de árvores frutíferas foram plantadas na Índia no ano passado para restaurar um total de 1.553 hectares ( o equivalente a mais de 2 mil campos de futebol) de terras distribuídas por seis estados em todo o país. A organização One Tree Planted, responsável por viabilizar o plantio, também construiu viveiros em áreas estratégicas para reduzir custos de transporte e melhorar a aclimatação das mudas.

O foco do projeto é tentar aliviar a fome de pessoas que vivem em comunidades agrícolas rurais isoladas enquanto restauram ecossistemas através da implantação de sistemas agroflorestais de plantio. “À medida que as árvores crescem, elas ajudam a aliviar a fome e a pobreza enquanto combatem a poluição e as mudanças climáticas na Índia rural. Para conseguir isso, nossos parceiros plantaram uma mistura diversificada de espécies de árvores frutíferas, incluindo goiaba, mamão, limão, romã, pinha, ameixa, pera, jaca, damasco, banana, moringa e muito mais”, diz a organização em nota.

India plantou 15 milhao de arvores frutiferas em sistema agroflorestal credito one tree planted 1 768x514 1
Foto: One Tree Planted

Árvores frutíferas mudam vidas

Segundo a One Tree Planted, quando consorciado com hortaliças sazonais, um bosque de 100 árvores frutíferas fornece refeições nutritivas e renda sustentável para uma família de quatro pessoas, ajudando a reduzir a migração para áreas urbanas. 

A maioria das regiões escolhidas para os plantios possuem pouca cobertura florestal, raras oportunidades de emprego, insegurança alimentar e baixa taxa de alfabetização. Uma ênfase especial no projeto foi dada para as viúvas e mulheres idosas, grupos extremamente marginalizados pela sociedade.

India plantou 15 milhao de arvores frutiferas em sistema agroflorestal credito one tree planted 4
Foto: One Tree Planted

“Além de proporcionar benefícios sociais, as árvores plantadas produzirão alimento e abrigo para insetos, abelhas, pequenos animais e pássaros. A biodiversidade também se beneficiará da melhoria da saúde das bacias hidrográficas, graças à melhor absorção de água (e, portanto, à redução do escoamento) durante os eventos de chuva. Isso ajudará a manter os rios da área limpos, estabilizando os solos, filtrando as águas pluviais e muito mais!”, completa a organização.

India plantou 15 milhao de arvores frutiferas em sistema agroflorestal credito one tree planted 3 768x512 1
Foto: One Tree Planted

As plantações em sistemas agroflorestais foram distribuídas em áreas rurais de seis estados do país: Uttar Pradesh, Madya Pradesh, Maharashtra, Haryana, Rajasthan e Uttarakhand.

Viveiros de mudas

A organização também estabeleceu dois viveiros no país, que foram projetados e construídos para produzir dois milhões de mudas de árvores frutíferas por ano. Essa nova capacidade de viveiro beneficiará projetos de plantio em todos os estados.

Fonte: Ciclo Vivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A força transformadora da escuta

"Porque nenhuma transformação social começa pela imposição. Toda mudança...

Petrobras investe em petróleo na Amazônia, mas alta será menor que 5% 

Petrobras investe R$ 2,5 bi em petróleo na Amazônia, mas expansão em Urucu reacende debate sobre riscos ambientais e retorno social.

Mudanças climáticas favorecem avanço da resistência a antibióticos, diz estudo

Estudo liga mudanças climáticas ao avanço da resistência a antibióticos e alerta para riscos à saúde pública global.

O vale-tudo da politiquice

O velho vício da politiquice brasileira continua operando da...