Índia plantou 1,5 milhão de árvores frutíferas em sistema agroflorestal

O objetivo do reflorestamento com árvores frutíferas é reduzir a fome em comunidades rurais do país.

Mais de 1,5 milhão de árvores frutíferas foram plantadas na Índia no ano passado para restaurar um total de 1.553 hectares ( o equivalente a mais de 2 mil campos de futebol) de terras distribuídas por seis estados em todo o país. A organização One Tree Planted, responsável por viabilizar o plantio, também construiu viveiros em áreas estratégicas para reduzir custos de transporte e melhorar a aclimatação das mudas.

O foco do projeto é tentar aliviar a fome de pessoas que vivem em comunidades agrícolas rurais isoladas enquanto restauram ecossistemas através da implantação de sistemas agroflorestais de plantio. “À medida que as árvores crescem, elas ajudam a aliviar a fome e a pobreza enquanto combatem a poluição e as mudanças climáticas na Índia rural. Para conseguir isso, nossos parceiros plantaram uma mistura diversificada de espécies de árvores frutíferas, incluindo goiaba, mamão, limão, romã, pinha, ameixa, pera, jaca, damasco, banana, moringa e muito mais”, diz a organização em nota.

India plantou 15 milhao de arvores frutiferas em sistema agroflorestal credito one tree planted 1 768x514 1
Foto: One Tree Planted

Árvores frutíferas mudam vidas

Segundo a One Tree Planted, quando consorciado com hortaliças sazonais, um bosque de 100 árvores frutíferas fornece refeições nutritivas e renda sustentável para uma família de quatro pessoas, ajudando a reduzir a migração para áreas urbanas. 

A maioria das regiões escolhidas para os plantios possuem pouca cobertura florestal, raras oportunidades de emprego, insegurança alimentar e baixa taxa de alfabetização. Uma ênfase especial no projeto foi dada para as viúvas e mulheres idosas, grupos extremamente marginalizados pela sociedade.

India plantou 15 milhao de arvores frutiferas em sistema agroflorestal credito one tree planted 4
Foto: One Tree Planted

“Além de proporcionar benefícios sociais, as árvores plantadas produzirão alimento e abrigo para insetos, abelhas, pequenos animais e pássaros. A biodiversidade também se beneficiará da melhoria da saúde das bacias hidrográficas, graças à melhor absorção de água (e, portanto, à redução do escoamento) durante os eventos de chuva. Isso ajudará a manter os rios da área limpos, estabilizando os solos, filtrando as águas pluviais e muito mais!”, completa a organização.

India plantou 15 milhao de arvores frutiferas em sistema agroflorestal credito one tree planted 3 768x512 1
Foto: One Tree Planted

As plantações em sistemas agroflorestais foram distribuídas em áreas rurais de seis estados do país: Uttar Pradesh, Madya Pradesh, Maharashtra, Haryana, Rajasthan e Uttarakhand.

Viveiros de mudas

A organização também estabeleceu dois viveiros no país, que foram projetados e construídos para produzir dois milhões de mudas de árvores frutíferas por ano. Essa nova capacidade de viveiro beneficiará projetos de plantio em todos os estados.

Fonte: Ciclo Vivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A bomba tarifária, a memória do oxigênio e os aplausos macabros

A Amazônia está habituada a sobreviver. Sobrevive ao abandono cíclico da política nacional, às falsas promessas de integração, às ondas de desinformação e às tentativas sucessivas de deslegitimar seu modelo econômico-industrial baseado na floresta em pé. Mas agora o que se anuncia é mais grave: um míssil tarifário disparado do coração da geopolítica global contra o Brasil, e com impacto direto e destrutivo sobre a Zona Franca de Manaus.

Honda Motos registra crescimento no primeiro semestre 2025

A Honda Motos concluiu o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos que refletem o bom momento do setor no Brasil. A empresa registrou crescimento de 6% nos emplacamentos em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada pela demanda aquecida, pelo fortalecimento da moto como solução eficiente de mobilidade e pelo portfólio diversificado da marca, que atende diferentes perfis de consumidores em todo o país.

Peixe-balão na Amazônia: baiacu venenoso intriga cientistas e é tóxico para saúde humana

A capacidade de inflar o corpo, presente no baiacu venenoso da Amazônia, é uma adaptação evolutiva que serve como mecanismo de defesa.

Com farinha artesanal, indígenas Macuxi unem tradição e economia em Roraima

A comercialização semanal da farinha artesanal para a Guiana alcança um total aproximado de R$ 8 mil semanais.