O anúncio do repasse para combate do desmatamento na Amazônia foi realizado como parte das ações do governo em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho
O governo brasileiro anunciou o repasse de R$ 825,7 milhões do Fundo Amazônia ao Ibama para intensificar o combate ao desmatamento na Amazônia. Os recursos serão aplicados ao longo de 60 meses com o objetivo de modernizar as ações de fiscalização ambiental e ampliar a presença do Estado na região. Entre as medidas previstas estão a aquisição de helicópteros de grande porte com proteção balística, drones de alta tecnologia e a construção de bases aéreas e helipontos estratégicos na floresta.
O anúncio do repasse foi realizado em uma cerimônia no Palácio do Planalto, como parte das ações do governo em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. “Neste governo, já evitamos lançar na atmosfera 450 milhões de toneladas de CO2 [dióxido de carbono]. Isso dobrou os recursos do Fundo Amazônia. Esse dinheiro volta agora volta ao Ibama para a compra de mais helicópteros, meios tecnológicos e serviços públicos com o objetivo de prevenir e combater incêndios e desmatamento”, disse Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, presente no evento.

Expansão das Unidades de Conservação
Na mesma cerimônia, foi assinado o decreto para criação de três novas unidades de conservação federais. Duas dessas unidades foram criadas no Paraná e uma no Espírito Santo, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Foz do Rio Doce. A região é a única área continental de desova da tartaruga-de-couro no Brasil, espécie ameaçada de extinção.
Essa APA visa preservar os ecossistemas costeiros e marinhos afetados pelo desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem do Fundão, ocorrido em Mariana (MG) em 2015. Com extensão de 45.417 hectares, abrangendo os municípios capixabas de Linhares e Aracruz, a APA integra zonas terrestres e marinhas da Mata Atlântica, sendo fruto de um acordo judicial voltado à reparação dos impactos socioambientais sofridos pela região.

Outras ações
Segundo matéria do Um Só Planeta, também foi assinado o decreto que trata da Estratégia e do Plano de Ação Nacionais de Biodiversidade, o decreto que institui a estratégia nacional para a conservação e o uso sustentável dos recifes de coral, decreto que dispõe sobre o programa de áreas protegidas da Amazônia e o que estabelece os limites do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, localizado na Serra do Mar, no Paraná.