Documentário indígena feito por coletivo Munduruku resgata mitologia e resistência de povos na Amazônia

O documentário indígena mergulha na mitologia Munduruku ao retratar mulheres peixes que, munidas de câmeras de cinema, protegem a Amazônia

Na mesma semana de realização do Acampamento Terra Livre (ATL) 2025, importante mobilização indígena realizada em Brasília (DF), o coletivo audiovisual Daje Kapap Eypi, composto por jovens da Terra Indígena Sawré Muybu, no sudoeste do Pará, lançou o documentário “MUNDURUKÜYU – a floresta das mulheres peixes” no festival “É Tudo Verdade”, o mais relevante da América Latina no gênero documental.

A obra, que dá continuidade a uma produção anterior de 2022 feita em parceria com a Repórter Brasil, mergulha na mitologia do povo Munduruku ao retratar mulheres peixes que, munidas de câmeras de cinema, protegem a Amazônia das forças destrutivas que ameaçam a floresta.

O documentário indígena ‘MUNDURUKÜYU – a floresta das mulheres peixes’ conta histórias da mitologia do povo Munduruku.
O documentário ‘MUNDURUKÜYU – a floresta das mulheres peixes’ conta histórias da mitologia do povo Munduruku. Foto: Divulgação/Coletivo Daje Kapap Eypi

“Em meio de tantos projetos, de tantos ataques que tivemos, veio a ideia de criar um filme que fala da mitologia, que diz onde o rio, a floresta, os peixes, os animais um dia foram nossos antepassados”, afirma Rilcelia Akai Munduruku, uma das diretoras do documentário, em entrevista à Agência Brasil.

O filme destaca como a luta pela defesa do território se entrelaça com a mitologia dos povos indígenas e ressalta como a juventude e as mulheres também são protagonistas nessa luta do povo Munduruku. “Nós, como mulheres, que somos mães, estamos sempre na linha de frente junto com nossos guerreiros, com nossos caciques, com nossas lideranças maiores, para trilhar essa luta e batalhar junto com eles”, explica.

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

El Niño e a necessidade que fabrica soluções inventivas

"El Niño e a necessidade mostram como crises climáticas...

A Terra entrou em uma temporada de terremotos? Veja o que diz a ciência

Terremotos em diferentes continentes levantam dúvidas sobre a atividade sísmica global; entenda se a sequência indica uma crise.

Fósseis de primatas na Amazônia revelam parentes do maior macaco das Américas

Fósseis de primatas na Amazônia encontrados no Acre revelam parentes dos muriquis e ampliam a história evolutiva dos macacos brasileiros.

Confiança, pertencimento e oportunidades

"Confiança, pertencimento e oportunidades ganham força com a certificação...

Inteligência Artificial em Conversa com Mariana Leite – Episódio 3

Quem será o fornecedor da soberania brasileira em Inteligência...