Governo Bolsonaro quer repassar licenciamento de obras aos estados

Ao contrário da pandemia e da saúde pública, não falta iniciativa ao governo Bolsonaro quando o objetivo é o desmonte ambiental. Nem criatividade: a mais recente investida do Planalto é tentar retirar da União e do IBAMA a tarefa de liberar o licenciamento de portos, hidrovias, rodovias, ferrovias, usinas térmicas e empreendimentos para exploração do chamado gás “não convencional”, envolvendo atividades de perfuração de poços e fraturamento hidráulico. A intenção é repassar tudo para os estados.

Não é difícil prever o que vai acontecer. Basta lembrar das guerras fiscais entre os estados para atrair investimentos. Só que uma disputa em torno de grandes obras envolvendo regras de licenciamento poderá prejudicar muito mais que a arrecadação de impostos.

André Borges, no Estadão, teve acesso à minuta do decreto, que foi debatido pela cúpula do governo e até recebeu colaborações dos ministérios da Economia, Meio Ambiente, Minas e Energia e Infraestrutura, além do próprio IBAMA.

Borges procurou os ministérios envolvidos, mas – adivinhe? – ninguém se manifestou. Quem conversou com ele foi Suely Araújo, do Observatório do Clima, quem disse: “Considero bastante questionável alterar o decreto atual no meio de um ano com eleições. Reduzir atribuições do IBAMA nesse sentido significa delegar licenças importantes para a esfera estadual. Mesmo sem essas modificações, há áreas atualmente que, na minha opinião, deveriam ter o poder do IBAMA reforçado, e não reduzido, a exemplo das licenças dos grandes empreendimentos minerários. Há necessidade de transparência nesse processo. Quem está demandando essas modificações? O que justifica essa proposta? Nada disso fica claro, o que preocupa bastante.”

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Descarbonizar é preciso? Sim, mas mitigar o carbono é mais urgente e coerente

“A descarbonização, enquanto meta simbólica, pode ser útil. Mas,...

O que o crânio de um crocodilo pré-histórico conta sobre o passado da Amazônia?

Fósseis do crocodilo pré-histórico foram descobertos no oeste do Amazonas e já oferecem pistas importantes sobre a evolução dos antigos sistemas fluviais que originaram a bacia amazônica.

5 falas poderosas do Papa Francisco em defesa da Amazônia e do planeta

Descarbonização, ecologia integral, mudanças climáticas, transição energética e a relevância da Amazônia para o planeta foram apenas algumas das pautas defendidas pelo Papa Francisco durante os 12 anos de seu cargo na Igreja.

Na contramão da Petrobras, projeto de lei propõe freio total à exploração de petróleo na Amazônia

O projeto surge como resposta direta aos esforços recentes do Ministério de Minas e Energia para viabilizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, especialmente na área polêmica da Foz do Amazonas.