Avião usado por garimpeiros é destruído pela PF após descobrir extração de ouro em TI

Garimpeiros – A Polícia Federal, junto com equipes do ICMBio, realizou nesta 4ª feira (19/4) a Operação Déjà Vu, com o objetivo de combater o garimpo ilegal em Terras Públicas da União na região do Filão dos Abacaxis, no município de Maués (AM).

Foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e dez ordens judiciais de busca e apreensão, determinadas pela 7ª Vara Federal Criminal do Amazonas. 

As investigações começaram após a PF receber denúncias de moradores da região acerca da poluição de rios e morte de peixes em decorrência de contaminação por cianeto e outras substâncias tóxicas utilizadas por garimpeiros

“Constatou-se através de laudo pericial um sofisticado esquema de lavagem de capitais com o uso de Permissões de Lavra Garimpeira (PLG) sem nenhuma ou com pouca intervenção humana, atividade conhecida como esquentamento do ouro”, destacou a PF.

garimpeiros

Além dos mandados de prisão e busca e apreensão, a Justiça Federal também determinou o bloqueio de bens e valores de pessoas físicas e jurídicas investigadas e o sequestro de bens móveis e imóveis.

As acusações criminais vão desde crime de usurpação de bem público da União, crime ambiental de extração de bem mineral sem autorização até associação criminosa armada e lavagem de capitais, com penas máximas somadas que ultrapassam os 30 anos de prisão. Amazonas Atualg1 e VEJA repercutiram a operação.

Já na Terra Yanomami, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que uma aeronave utilizada pelo garimpo ilegal foi destruída na última 3ª feira (18/4).

Um avião de pequeno porte foi incendiado pelos agentes do IBAMA e oficiais da FAB durante ações de inteligência, vigilância e reconhecimento na porção norte do espaço aéreo da reserva indígena. Desde o dia 6, a circulação de aeronaves não autorizadas está vetada, em mais um esforço para atacar a logística utilizada pelo garimpo ilegal. Folha de Boa Vista e g1 deram a notícia.

Em tempo: Equipes da Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Federal e IBAMA desbarataram um garimpo ilegal de ouro na região central do estado. A ação aconteceu em cinco pontos do rio Paraopeba, entre os municípios de Moeda e Belo Vale. Cinco pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas à superintendência da PF. Junto com elas, foram apreendidas cinco dragas, 50 gramas de mercúrio e duas pepitas de ouro. A notícia é do Estado de Minas e g1.

Texto publicado em CLIMA INFO

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

José Alberto da Costa Machado e a inteligência de servir à Amazônia

Ele nos recorda uma lição simples e fundamental: o verdadeiro progresso continua sendo aquele que coloca o conhecimento a serviço das pessoas, da prosperidade e da floresta.

El Niño: Nova plataforma do IBGE vai identificar áreas vulneráveis antes que os desastres aconteçam

IBGE lança sistema com foco no El Niño para apoiar gestores na prevenção de desastres climáticos e no uso de dados territoriais.

8 cogumelos comestíveis da Amazônia que unem ciência e tradição

Metadescrição: Conheça cogumelos comestíveis da Amazônia usados por povos tradicionais e estudados pela ciência.

Impactos do super MEI na distribuição de renda do Brasil

Por Alfredo Lopes Lopes PAULO HADDAD: O ECONOMISTA QUE...

O problema do Brasil é educacional, mas não apenas

“A China decidiu qual futuro quer fabricar. O Brasil...