Apesar da duração estimada de três meses, lideranças indígenas já expressaram o desejo de que a ação se torne permanente, dada a recorrência e a gravidade das invasões por garimpeiros, grileiros e madeireiros.
Depois de operação do Governo Federal para expulsar garimpeiros de terras Yanomamis, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque enfrenta uma invasão crescente desses trabalhadores ilegais, provocando desmatamento e contaminação dos rios locais com mercúrio, ameaçando a saúde pública e a rica biodiversidade da região, incluindo espécies raras e comunidades indígenas.
A presença ostensiva da fiscalização ambiental na Terra Indígena Yanomami vem diminuindo a atividade de garimpo no território. Dados apresentados pela Agência Pública indicam que os...
De acordo com Rubens Valente na Agência Pública, um grupo de garimpeiros atirou contra fiscais do IBAMA e policiais rodoviários federais durante uma ação dentro...
A Amazônia está habituada a sobreviver. Sobrevive ao abandono cíclico da política nacional, às falsas promessas de integração, às ondas de desinformação e às tentativas sucessivas de deslegitimar seu modelo econômico-industrial baseado na floresta em pé. Mas agora o que se anuncia é mais grave: um míssil tarifário disparado do coração da geopolítica global contra o Brasil, e com impacto direto e destrutivo sobre a Zona Franca de Manaus.
A Honda Motos concluiu o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos que refletem o bom momento do setor no Brasil. A empresa registrou crescimento de 6% nos emplacamentos em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada pela demanda aquecida, pelo fortalecimento da moto como solução eficiente de mobilidade e pelo portfólio diversificado da marca, que atende diferentes perfis de consumidores em todo o país.