A Irlanda se tornará o oitavo país doador do Fundo Amazônia, reforçando a cooperação internacional para a preservação da Amazônia
Em contribuição inédita, a Irlanda anunciou nesta quarta-feira (12) um compromisso de doar 15 milhões de euros (cerca de R$ 91 milhões) ao Fundo Amazônia nos próximos três anos.
O anúncio foi feito em São Paulo (SP), durante uma reunião entre a ministra Marina Silva e o ministro dos Transportes da Irlanda, Seán Canney. Com essa contribuição, a Irlanda se tornará o oitavo país doador, reforçando a cooperação internacional para a preservação da Amazônia.

Gerido pelo BNDES, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Fundo Amazônia é a maior iniciativa global para redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD+) e um dos principais instrumentos da política ambiental brasileira.
Em um ano crucial para o combate às mudanças climáticas, com a realização da COP30 em Belém (PA), a adesão da Irlanda ao Fundo fortalece a estratégia brasileira de preservação ambiental. “O importante apoio da Irlanda representa um reconhecimento dos bons resultados alcançados pelo Brasil no combate ao desmatamento, e permitirá ao país avançar ainda mais nesta agenda e no enfrentamento à mudança do clima”, pontuou Marina Silva.