Por Davi Ribeiro
Duas estudantes da rede estadual de educação do Piauí, alunas do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, na região norte do Estado, tiveram seus textos selecionados entre os vencedores da Olimpíada da Tríplice Fronteira.
A Olimpíada da Tríplice Fronteira consiste na elaboração de uma redação sobre temas alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, tendo os três pilares: O ser humano e a vida; O ser humano e suas ferramentas e ser humano e o próximo.
As estudantes Evilyn Crystine, do 2º ano do Ensino Médio e Dandara Machado, do 3º ano, produziram textos que ficaram entre os 21 melhores do país, na olimpíada. Sob orientação da professora de Língua Portuguesa, Francisca Moura, as estudantes produziram textos em que foram avaliados o grau de inovação, impacto socioambiental e factibilidade de implantação da proposta na sociedade.
“A gente vê enquanto professor que participar desses eventos é abrir portas para que os nossos alunos interajam com a problemas sociais. Isso vai agregar além de premiações, quando eles participam, há uma transformação de visão, amplia a visão de mundo deles, faz com que eles tenham contato com outras realidades e construam ali um aprendizado que vai agregar na vida pessoal deles”, explica a professora.
A premiação das estudantes foi resultado do texto que levou em consideração a originalidade da ideia, impacto social esperado e capacidade argumentativa e senso crítico.
“Na verdade não temos uma programação específica para olimpíadas na escola, temos sim um trabalho contínuo que inicia no sexto ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, onde são estimulados a produzirem textos de diversos gêneros, para que eles estejam preparados para produção da redação no Enem”, reforça ainda professora Francisca Moura.
Olimpíada da Tríplice Fronteira
A Olimpíada da Tríplice Fronteira é uma olimpíada afiliada da Sapientia e a Olimpíada do Futuro, realizada pelo Instituto Vertere, que aborda as disciplinas estudadas em sala de aula a partir de uma perspectiva conectada às questões do nosso tempo. A olimpíada é voltada para a região da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai), celebrando a expansão das olimpíadas do Instituto Vertere nos países de língua espanhola da América do Sul.
Fonte: Governo do Estado
Texto foi retirado da página 180 GRAUS
Comentários