Tinta solar pode carregar veículos elétricos apenas com luz do sol

Em desenvolvimento pela Mercedes-Benz desde 2014, os benefícios da tinta solar incluem aumento da autonomia do veículo e sustentabilidade

No futuro, seu veículo elétrico poderá ser coberto por painéis solares — não apenas no teto, mas em toda a parte externa do carro — graças a um revestimento especial de pintura. Trabalhando para tornar essa tecnologia uma realidade, a montadora Mercedes-Benz está em fase de desenvolvimento de uma tinta solar que cobre toda a superfície externa do carro, permitindo que ele gere energia a partir da luz solar. Segundo Jochen Schmid, gerente sênior da Future Electric Drive, em matéria do portal Fast Company, essa tecnologia tem um grande potencial, considerando o crescimento previsto do mercado de veículos elétricos nos próximos anos. A inovação poderia transformar carros em verdadeiras usinas móveis de geração solar, aumentando sua autonomia e sustentabilidade.

“Estamos produzindo centenas de carros por dia, e isso representa uma grande área de superfície. Então, por que não usar essa superfície para captar energia solar?”, diz Schmid.

Em desenvolvimento pela Mercedes-Benz desde 2014, os benefícios da "tinta solar" incluem aumento da autonomia do veículo e sustentabilidade
Em desenvolvimento pela Mercedes-Benz desde 2014, os benefícios da “tinta solar” incluem aumento da autonomia do veículo e sustentabilidade | Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

O material é fotovoltaico e em forma de pasta, composto por múltiplas camadas: condutor, isolamento, material fotossensível e uma camada superior colorida. Este revestimento ultrafino, com apenas 5 micrômetros de espessura (comparado aos 100 micrômetros de um fio de cabelo humano) e peso de 50 gramas por metro quadrado, pode ser aplicado na parte externa do carro. Ele se conecta por fios a um conversor de energia próximo à bateria, alimentando-a diretamente tanto com o veículo em movimento quanto estacionado.

Em paralelo, a montadora também pesquisa soluções para tornar o reparo da “tinta solar” simples e acessível, permitindo consertar danos como arranhões com facilidade.

Atributos e diferenciais

O material fotovoltaico em desenvolvimento pela Mercedes-Benz se destaca por sua flexibilidade, permitindo que se ajuste a curvas e superfícies complexas, como as rodas dos veículos, ao contrário dos painéis solares de vidro rígidos. Outra vantagem é sua composição livre de metais raros, silício ou materiais tóxicos, facilitando o processo de reciclagem e reduzindo seus impactos no meio ambiente. Além disso, a capacidade de carregamento autônomo reduziria a dependência de infraestrutura de carregamento, o que poderia acelerar a adoção de carros elétricos em larga escala e colaborar, consequentemente, com a redução nas emissões de gases de efeito estufa.

Carros elétricos podem gerar economia de milhões em custos com saúde, assim como outros veículos elétricos
Carros elétricos podem gerar economia de milhões em custos com saúde

A montadora pesquisa o material há pelo menos dez anos, e, recentemente, apresentou um protótipo da tinta solar em um evento de pesquisa e desenvolvimento na Alemanha. Ainda assim, a realidade de um revestimento solar em seu veículo elétrico está a anos de distância, e a Mercedes não possui previsão de quando isso estará disponível em seus modelos.

No entanto, a empresa está confiante de que alcançará esse objetivo e poderá torná-la viável e economicamente acessível. “Nós acreditamos firmemente nisso”, afirma Schmid, “caso contrário, não estaríamos explorando essa ideia.”

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

A bomba tarifária, a memória do oxigênio e os aplausos macabros

A Amazônia está habituada a sobreviver. Sobrevive ao abandono cíclico da política nacional, às falsas promessas de integração, às ondas de desinformação e às tentativas sucessivas de deslegitimar seu modelo econômico-industrial baseado na floresta em pé. Mas agora o que se anuncia é mais grave: um míssil tarifário disparado do coração da geopolítica global contra o Brasil, e com impacto direto e destrutivo sobre a Zona Franca de Manaus.

Honda Motos registra crescimento no primeiro semestre 2025

A Honda Motos concluiu o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos que refletem o bom momento do setor no Brasil. A empresa registrou crescimento de 6% nos emplacamentos em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada pela demanda aquecida, pelo fortalecimento da moto como solução eficiente de mobilidade e pelo portfólio diversificado da marca, que atende diferentes perfis de consumidores em todo o país.

Peixe-balão na Amazônia: baiacu venenoso intriga cientistas e é tóxico para saúde humana

A capacidade de inflar o corpo, presente no baiacu venenoso da Amazônia, é uma adaptação evolutiva que serve como mecanismo de defesa.

Com farinha artesanal, indígenas Macuxi unem tradição e economia em Roraima

A comercialização semanal da farinha artesanal para a Guiana alcança um total aproximado de R$ 8 mil semanais.