“Entrega o serviço que eu sei quem dá conta de fazer”, diz Kátia Abreu sobre Salles

A senadora Kátia Abreu (MDB-TO), ex-líder dos ruralistas na Câmara dos Deputados e ex-ministra da Agricultura no governo Dilma, reclamou nesta segunda-feira (03) que o ministro Ricardo Salles expõe a agropecuária brasileira ao não combater o desmatamento. A fala foi feita durante audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) que discute o Projeto de Lei nº 510/2021, que amplia a anistia aos invasores de terras públicas e que os ambientalistas chamam de PL da Grilagem. O PL é de autoria do também senador Irajá Abreu (PSD/TO), filho mais velho da senadora Kátia Abreu. 

“Estamos nessa situação, ridícula, temerária, de alto risco, por conta de onze municípios? e de uma disputa do Ministério do Meio Ambiente com a vice-presidência da República, que estão disputando espaço porque um é presidente do Conselho [da Amazônia] e outro é o ministro? e nós brasileirinhos vamos pagar esse preço?”, discursa Abreu. “O que foi que aconteceu? Qual é o segredo? E agora dizendo que precisa de 1 bilhão de dólares para conter o desmatamento e que se os países lá fora não derem 1 bilhão de dólares, que não tem [combate ao] desmatamento. Entrega o serviço que eu sei quem dá conta de fazer. Entrega que eu sei quem dá conta de fazer isso lá no Ministério do Meio Ambiente. Conter o desmatamento em onze cidades. quem não tem competência não se estabelece”, disse.

A senadora propôs chamar o vice-presidente Mourão, junto com o ministro do Meio Ambiente, para em sessão conjunta com a Comissão de Meio Ambiente do Senado explicar por que o plano de combate ao desmatamento ainda não está implementado.

Fonte: O Eco

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Água em risco: como a poluição ameaça a vida nos rios do planeta e o que pode ser feito agora

Com a maior rede hidrográfica do planeta e uma biodiversidade aquática extraordinária, o país está no centro desse debate. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios conhecidos: saneamento insuficiente, poluição por mineração, expansão agrícola e impactos das mudanças climáticas. A Amazônia, por exemplo, já apresenta sinais de contaminação por plásticos e outros poluentes, evidenciando que nem mesmo regiões consideradas remotas estão imunes

Terras raras no Brasil entram no centro da disputa por soberania nacional

Terras raras no Brasil entram na disputa global, com Lula defendendo soberania mineral diante de pressões externas e impactos ambientais.

Mineração sustentável é possível? Transição energética expõe dilema

Mineração sustentável é possível? Avanços tecnológicos enfrentam limites ambientais, pressão sobre ecossistemas e desafios da transição energética.

O mundo mudou — e a Amazônia precisa reagir antes de ser empurrada

Entrevista | Denis Minev ao Brasil Amazônia Agora Empresário à...