Entidades denunciam na ONU desmonte ambiental de Bolsonaro

Um grupo de organizações da sociedade civil apresentou no Conselho de Direitos Humanos da ONU uma denúncia contra o desmonte das políticas ambientais do Brasil sob o governo Bolsonaro. Assinada pela APIB, Conectas Direitos Humanos, ISA e Observatório do Clima, a denúncia apresenta evidências de ataques e violações sistemáticas do governo federal contra o meio ambiente e os Povos Indígenas brasileiros, o que contradiz a tentativa de greenwashing de Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, na semana passada.

A denúncia também cita projetos de lei em discussão no Congresso Nacional que comprometem ainda mais a situação socioambiental do Brasil, como o PL da Grilagem e a flexibilização do licenciamento ambiental. “Esses projetos agravam a violência no campo, principalmente na Amazônia, e incentivam o desmatamento, em meio a uma crise climática”, alertaram as organizações. “Além disso, eles tramitam sem consulta e consentimento livre, prévio e informado, sem amplo debate com a sociedade e sem a participação da comunidade científica, e servindo de interesse de grupos ruralistas”. A CNN Brasil repercutiu a notícia.

E por falar em retrocessos ambientais, Fabio Teixeira escreveu na Reuters sobre o crescimento da grilagem na Amazônia nos últimos tempos. Impulsionados pela alta do preço internacional das commodities e pela falta de fiscalização e vontade do governo para combater ilegalidades ambientais, criminosos estão avançando cada vez mais dentro de Unidades de Conservação, Terras Indígenas e florestas públicas não destinadas. O desmatamento e os conflitos fundiários aumentam junto com a grilagem, resultando em mais destruição ambiental e violência contra Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. Já na Bloomberg, Matt Goldman e David Rovella destacaram o impacto da devastação sobre a Amazônia, com a maior floresta tropical do mundo mais próxima de um “ponto de não-retorno”.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O El Niño e a hora de rever nossa relação com a Amazônia

A seca que se aproxima exige providências emergenciais. Mas...

A Amazônia tem água. Mas por quanto tempo haverá água segura?

”Alerta da Academia Brasileira de Ciências expõe um paradoxo...

Amazonas: a hora de somar esforços

Unidade não exige pensamento uniforme. Exige apenas maturidade suficiente para reconhecer que certos desafios são maiores do que qualquer grupo, governo ou instituição.

Trump amplia ofensiva contra regras ambientais da Europa

EUA pressionam pela flexibilização das regras ambientais da União Europeia e alegam impactos sobre empresas e o comércio transatlântico.

Cientistas criam memória com DNA sintético que consome até 100 vezes menos energia

Memória com DNA sintético consome até 100 vezes menos energia e pode tornar sistemas de inteligência artificial mais eficientes.