Chuva chega no fim de semana no Pantanal e Brasília, afirma Inmet

Notícia boa que vem do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia. Vai chover a partir deste fim de semana no Planalto Central, que inclui MT e MS, onde fica o Pantanal – que perdeu 10% do bioma para incêndios – e Brasília, no Distrito Federal, que bateu o recorde de estiagem do ano passado.

Nesta quarta, 16, Brasília está completando 114 dias sem chuva, contra 113 dias de 2019.

A meteorologista Naiane Araújo afirmou em entrevista ao SóNotíciaBoa que a chuva começa no domingo, dia 20 e continua na segunda, 21 e terça dia 22, em pontos isolados.

As primeiras precipitações após a seca serão fracas, de acordo com a meteorologista, mas vão ajudar a melhorar a qualidade do ar na região.

Já a esperada chuva forte é prevista apenas para o início de outubro.

Alerta

Por causa da baixa umidade, que tem caído para até 10% em Brasília, o Inmet e a Defesa Civil emitiram alerta laranja para risco potencial causado pela seca.

A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 15% nesta quarta no Distrito Federal, com calor: a temperatura máxima pode chegar aos 31º no decorrer do dia.

Até o fim de semana, quando as primeiras chuvas são esperadas, a tendência é que o calor aumente e a umidade relativa do ar volte a cair.

Beba água

Nesta época, crianças e idosos precisam de atenção especial, porque são os mais afetados.

A orientação é se hidratar! Beba mais água e evite exercícios físicos ao ar livre nos horários de sol quente – entre 10h e 17h – e use protetor solar.

Evite banho prolongado com água quente e com muito sabonete.

Evite também o uso excessivo de ar-condicionado.

Fonte: SóNoticiaBoa

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Ação pede banimento do glifosato e pressiona Anvisa por reavaliação 

Ação do MPT pede o banimento do glifosato no Brasil e alerta para riscos à saúde de trabalhadores rurais e ao meio ambiente.

Governo inicia obras da BR-319 sem plano claro de proteção ambiental

BR-319 avança sem plano detalhado de proteção, ampliando alertas sobre desmatamento, grilagem e impactos socioambientais na Amazônia.

BR-319 terá obra de R$ 362 milhões com construtora investigada por corrupção

BR-319 terá obra com a construtora alvo de investigação da PF, em meio a alertas ambientais e jurídicos na Amazônia.

STF cobra plano contra incêndios diante do risco de Super El Niño

Super El Niño eleva risco de seca e incêndios florestais e STF cobra planos de prevenção para Amazônia e Pantanal.