Estão previstas ações voltadas à conservação da biodiversidade, combate à poluição, gestão sustentável de resíduos e promoção da economia circular em prol do desenvolvimento sustentável
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou nesta terça (25) um memorando de cooperação técnica e financeira com o Japão. A ação fortalece a Iniciativa de Parceria Brasil-Japão sobre Meio Ambiente, Clima, Desenvolvimento Sustentável e Economias Resilientes, lançada em maio de 2023. O acordo busca promover ações conjuntas em áreas estratégicas relativas ao desenvolvimento sustentável dos países.
Entre os principais focos do memorando de cooperação entre os países estão medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, como a implementação de sistemas de alerta precoce para eventos climáticos extremos. Também estão previstas ações voltadas à conservação da biodiversidade, combate à poluição, gestão sustentável de resíduos e promoção da economia circular.
O acordo contempla ainda a proteção de ecossistemas marinhos, florestais, costeiros e offshore. Como meios de execução, estão previstos diálogos políticos, projetos conjuntos, pesquisas, estudos de viabilidade, troca de informações, seminários e workshops, fortalecendo a cooperação internacional em prol do meio ambiente.
“A assinatura do memorando fortalece a cooperação global para o enfrentamento à mudança do clima rumo à COP30 e as relações entre Brasil e Japão em setores importantes para os dois países, como as agendas de mitigação, adaptação, meio ambiente urbano, tecnologia e mecanismos inovadores de financiamento”, afirma a ministra Marina Silva.
Após a assinatura, a ministra Marina Silva e o representante japonês Keiichiro Asao realizaram uma reunião bilateral em que abordaram temas prioritários para a COP30, incluindo o financiamento climático, a necessidade de fortalecimento do multilateralismo e a importância de promover sinergias entre as convenções internacionais sobre mudança do clima, biodiversidade e combate à desertificação e seus efeitos.