- As soluções baseadas na biodiversidade se apoiam nos pontos fortes e nas vantagens que o mundo natural confere para enfrentar os desafios – e são essenciais para combater as mudanças climáticas.
- Eles são críticos para cortar as quase 6 gigatoneladas de carbono emitidas todos os anos pelo transporte em nossas estradas.
- As soluções baseadas na natureza podem ser radicais – pense em cobrir uma rodovia com um parque – mas oferecem maneiras significativas de lidar com a poluição e melhorar o bem-estar em nossas cidades e estradas.
Nossas estradas são essenciais para as economias e nossas vidas diárias, mas também representam um grande desafio para nossa saúde e meio ambiente.
Em 2021, o transporte rodoviário contribuiu com a maior parte das emissões globais de carbono do transporte: 5,86 gigatoneladas, ou aproximadamente 80% das emissões derivadas do transporte.
Nossas rodovias não são apenas um dos principais contribuintes para a mudança climática, mas também representam uma ameaça material à saúde e ao bem-estar daqueles que vivem perto delas.
A pesquisa indica que a poluição do ar relacionada ao tráfego é um contribuinte significativo para a asma em crianças e causa uma diminuição geral na função pulmonar.
Acabar com nossas rodovias simplesmente não é uma opção – mas a introdução de soluções baseadas na natureza pode reduzir os danos que elas causam e tornar nossas vilas e cidades lugares melhores para se viver no processo.
Resgatar e preservar a biodiversidade
No condado britânico de Cornwall, as autoridades estão percebendo a importância da biodiversidade na luta contra as mudanças climáticas. Aqui, um trecho de estrada de 28 milhas está sendo transformado de uma monstruosidade poluente em um ecossistema diversificado de espécies nativas.
Com um subsídio do governo e em parceria com o Cornwall Wildlife Trust, a National Highways se comprometeu a restaurar e recriar 16,8 hectares de bosques, pomares, pastagens e charnecas ao redor de uma das maiores estradas da Cornualha.
Este projeto fornecerá 33 pontos de passagem da vida selvagem para espécies locais, como lontras, morcegos, texugos e répteis, e restaurará pântanos e lagoas – ambos sumidouros de carbono eficazes – que são essenciais para um ecossistema diversificado e próspero.
Além dos benefícios para as espécies locais e para o clima, o projeto também visa preservar o patrimônio cultural humano e a paisagem visual da região. Soluções baseadas na natureza como esta melhoram consistentemente a saúde e a felicidade daqueles que vivem na área – e também são mais baratas do que muitas soluções feitas pelo homem.
Natureza e melhor ‘satisfação com a vida’ nas cidades
Em Curridabat, um município que abriga cerca de 75.000 pessoas localizado no lado leste da Área Metropolitana da Costa Rica, as autoridades locais fizeram parceria com atores da sociedade civil e habitantes locais para repensar os padrões de crescimento urbano e redesenhar seus parques, estradas e bairros, e para redefinir o que significa ser cidadão. Seu trabalho é guiado por duas métricas principais: Satisfação com a vida e contato com a natureza.
O projeto, batizado de Sweet City Curridabat, recebeu reconhecimento internacional e foi desenvolvido e fundado pelos cidadãos por meio de seu compromisso e impostos. Também atraiu financiamento do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, bem como de programas de cooperação dos EUA e da Europa. Sweet City Curridabat deu cidadania a polinizadores, árvores, água e solo , redefinindo quem é cidadão e, portanto, como eles são tratados. A cidade mudou de um esquema de planejamento antropocêntrico para um paradigma biofílico e ecocêntrico. Os atuais e ex-prefeitos têm foco especial em políticas públicas para polinizadores como abelhas, morcegos e beija-flores; criaturas essenciais para o funcionamento contínuo de um ecossistema natural auto-renovável.
Com a métrica da satisfação com a vida em mente, as autoridades tratam os espaços verdes e seus ecossistemas como infraestruturas a serem gerenciadas, para aumentar o contato com a natureza. Eles plantam espécies locais e adaptadas em Curridabat e instalam biocorredores, muitos dos quais traçam as rotas das estradas existentes enquanto fornecem cobertura natural e espaço para todos os cidadãos da cidade — humanos ou não — atravessarem.
O objetivo é uma rede mais fresca, verde e natural de estradas, parques, jardins privados e caminhos públicos em Curridabat e uma conexão biológica efetiva com a Área Metropolitana da Costa Rica, ligando os espaços verdes da cidade com os biocorredores regionais. Sweet City Curridabat confere benefícios de saúde física e mental a todos em Curridabat, facilitando o caminho da área para reduzir as emissões e diminuir a dependência de veículos motorizados e dar espaço para a regeneração da natureza dentro do ambiente urbano.
O movimento ‘cap and cover’
Às vezes, uma abordagem mais radical é necessária. Veja o movimento ‘cap and cover’, por exemplo.
Em Atlanta, Geórgia, os planos da cidade de Atlanta estão avançando para ‘cobrir’ o Downtown Connector, uma das maiores rodovias da cidade, e instalar um ‘cap’ de espaço verde de 14 acres e três quartos de milha no topo. O projeto, simplificando, visa cobrir uma das estradas mais movimentadas de Atlanta com um parque e filtrar as emissões que vêm de baixo.
No bairro do Bronx, na cidade de Nova York – que tem a maior taxa de asma pediátrica nos EUA – as autoridades estão examinando se um limite semelhante poderia cobrir 2,5 km dos 6,5 km da Cross Bronx Expressway, que transporta 200.000 pessoas todos os dias por bairros residenciais densos .
Esses planos ambiciosos vêm com um preço alto – o projeto de Atlanta deve custar US$ 1,2 bilhão. Mas também prometem um impacto transformador ao cobrir uma grande estrada com um parque.
Ao introduzir árvores no centro de Atlanta, o projeto reduziria o efeito de ilha de calor urbana e resfriaria a cidade, atingiria a meta de 10 acres de espaço verde por 1.000 habitantes, melhoraria a saúde mental e física das pessoas na área e contribuiria para um vasto quantidade de atividade econômica na nova área habitável.
Esses projetos também podem desfazer décadas de segregação racial e divisão de comunidades. As divisões raciais e de classe entre os bairros, cimentadas pela barreira física de uma grande via, podem começar a ser enfrentadas pela ponte entre áreas que, apesar da proximidade, estão divididas há décadas.
Projetos de tampa e cobertura colocam parques e espaços verdes no topo das estradas e filtram as emissões vindas de baixo. Imagem: The Stich, plano de visão de 2015
Adaptação climática e estradas urbanas
Em algumas áreas, os impactos da mudança climática já são inconfundíveis – e as autoridades estão alavancando soluções de adaptação decisivas.
Em Pico Rivera , na Califórnia , respondendo a anos de seca, o governo local está iniciando uma reforma em larga escala do habitat e da infraestrutura local. A cidade está substituindo arbustos e árvores mortas ou moribundas por plantas tolerantes à seca e melhorando seu sistema de irrigação para reforçar a segurança hídrica.
A introdução de árvores e arbustos resistentes significa que o efeito de ilha de calor urbano da cidade é diminuído mesmo em épocas de calor intenso, e a irrigação aprimorada significa que a água tão necessária vai mais longe. Grande parte desse trabalho está ocorrendo em torno das estradas, onde as árvores estão sendo introduzidas em massa para permitir o ciclismo e a caminhada.
Esse tipo de adaptação resfria as ruas com sombra e muito verde, proporcionando mais opções para as pessoas caminharem no dia a dia. Ele tira os carros das ruas e incentiva o exercício – tudo isso melhora a saúde e reduz as emissões, e depende da natureza para fazer o trabalho pesado.
O que vem a seguir para soluções e estradas baseadas na natureza?
Seja cobrindo uma rodovia barulhenta e poluente com um parque ou concedendo cidadania a todas as abelhas, as cidades estão reconhecendo que as soluções baseadas na natureza podem ser ferramentas poderosas disponíveis para combater as mudanças climáticas e melhorar o bem-estar dos cidadãos.
Ao longo do último ano, a Global New Mobility Coalition tem colaborado com vários grupos públicos, privados e da sociedade civil — incluindo a cidade de Curridabat — para fornecer a ferramenta de pontuação de mobilidade urbana . A ferramenta fornece uma avaliação comparativa para as cidades avaliarem seu progresso em direção à mobilidade sustentável e inclusiva.
A criação de espaços amigáveis para as pessoas nas cidades, como a adoção de Curridabat de soluções baseadas na natureza, é um recurso da ferramenta, com uma série de perguntas sobre como as cidades estão abordando questões como alocação de espaço, inovação e questões de planejamento mais amplas para apoiar as cidades que priorizam o deslocamento por modos sustentáveis. Por meio de abordagens como a ferramenta Urban Mobility Scorecard, as cidades podem identificar ações para promover a mobilidade sustentável e se conectar com o setor privado e a sociedade civil para desenvolver cidades mais sustentáveis.
As soluções baseadas na natureza também, criticamente, derrubam uma ortodoxia de longa data: que a solução para a mudança climática será impulsionada pelo homem. De facto, só abraçando a natureza e as soluções baseadas na natureza conseguiremos vencer este grande desafio do nosso tempo.
Originalmente publicado pelo: FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL
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