Tag: Rebecca Garcia

Bioeconomia, os caminhos tortuosos e promissores da sustentabilidade na Amazônia, entrevista com Rebecca Garcia

“Para que os investimentos realmente impactem positivamente o IDH e a paisagem socioeconômica do Amazonas, é necessário um planejamento mais integrado e participativo, com foco em soluções adaptadas às realidades locais e que considerem a sustentabilidade ambiental, social e econômica”

PPBio, premissas e compromissos da Bioeconomia na Amazônia

“O PPBio, fruto da colaboração entre Suframa e IDESAM, visa transformar a riqueza biológica da Amazônia em premissa, compromisso e fonte de inovação econômica, social e ambiental da Amazônia” [...] “Este movimento não é apenas sobre desenvolvimento econômico; é sobre reimaginar o modelo de crescimento da região”

“Indústria, academia e comunidade: cresce a Bioeconomia na Amazônia”, diz Rebecca Garcia

Parlamentar brilhante na defesa da Amazônia e da ZFM, de 2011 a 2015, Rebecca Garcia vem de uma familia empreendedora, com relevantes serviços prestados ao desenvolvimento regional em diversos setores da economia. Titular da Suframa de 2015 a 2017, Rebecca conseguiu avançar na autonomia financeira e administrativa da autarquia, e incentivar ações, programas e projetos em economia verde por toda a Amazônia Ocidental, mais o Amapá. Com larga vivência em Brasília, reconhece que o Brasil federal permanece de costas para a Amazônia, onde estão os ativos que podem empinar o desenvolvimento nacional. No retorno ao setor privado, na área de equipamentos e componentes eletrônicos, a GBR da Amazônia, resolveu conhecer, planejar e empreender em Bioeconomia. Ou seja, além de direcionar as verbas de P&D de sua empresa para o PPBio, Programa Prioritário de Bioeconomia da Suframa, gerenciados pelo IDESAM, implantou uma empresa fincada na biodiversidade amazônica. Confira a entrevista exclusiva.

IDESAM avança na construção da Nova Economia da Amazônia

Com apoio do portal BrasilAmazôniaAgora, o IDESAM já promoveu importantes discussões sobre as perspectivas para o setor de inovação. O seminário inaugural teve como ponto central a “Zona Franca de Manaus: Oportunidades para Inovação e Investimentos em Bioeconomia”.

Dos eletrônicos aos biocosméticos

Novas gerações de empresários da Zona Franca de Manaus olham para a bioeconomia como alternativa para diversificação de negócios em linha com a sustentabilidade

A vez e a hora do bem comum

Cansado da velha política, o povo precisa de competência, intuição e proteção, dedicada e amorosa como só as mulheres sabem dar

Artigos populares

Anotações para o novo lustro da economia brasileira: 2026 a 2030 – A grande transformação – Parte lV

O FUTURO DA AMAZÔNIA: SAVANIZAÇÃO OU SUSTENTABILIDADE?  Paulo Haddad analisa...

Recuperação de terras degradadas no Cerrado pode injetar R$ 3,4 bilhões no país

A recuperação de terras degradadas no Cerrado pode gerar bilhões, reduzir desmatamento e fortalecer metas climáticas do Brasil até 2030.

Minerais críticos: a negociação que separa país de colônia

Se conduzida com inteligência, pode se converter em motor...

É possível produzir mais sem ampliar o desmatamento no Cerrado?

Estudos indicam como é possível conter o desmatamento no Cerrado e expandir a produção agrícola.