Tag: Pólo Industrial de Manaus

Zona Franca de Manaus: potencializando o futuro com a bioeconomia

Precisamos desenvolver a bioeconomia e a biotecnologia no país e a região amazônica é um local simbólico, o que a torna ótima candidata. Os...

Polo Industrial de Manaus: adensamento, diversificação e interiorização de uma economia de acertos

À medida que o Polo Industrial de Manaus avança para seu próximo marco histórico, a celebração dos sessenta anos da ZFM, o desafio será aprofundar essas conexões, ampliando o impacto positivo das indústrias nas comunidades locais e consolidando a Amazônia como um modelo global de acertos no desenvolvimento sustentável.

Desempenho fabril do país e as oportunidades para o Polo Industrial de Manaus

A celebração dos números da Indústria reflete um otimismo justificado. No entanto, para sustentar esse crescimento e continuar a melhorar a posição do Brasil no ranking global de produção industrial, é essencial continuar investindo em inovação, infraestrutura e educação. Desempenho fabril do país e as oportunidades para o Polo Industrial de Manaus

O sumiço do Tucumã e o surgimento de oportunidades para a Bioeconomia na Amazônia

“Para isso, é necessário um esforço conjunto de governos, instituições de pesquisa e a iniciativa privada para garantir que a oferta do tucumã seja constante e sustentável, beneficiando tanto a economia local quanto o tecido social e a utilização inteligente da biodiversidade da Amazônia, transição para a diversificação.” sumiço do Tucumã

O 1º Fórum de ESG Amazônia, a certidão de maturidade do Polo Industrial de Manaus

No próximo dia 25 de março, na sede da Suframa, ocorrerá o primeiro fórum de ESG Amazônia, uma iniciativa que representa um marco na trajetória do Polo Industrial de Manaus, uma verdadeira certidão de maturidade para o programa da Zona Franca de Manaus, que neste ano se aproximou de quase seis décadas de atuação.

O PPBio segue na busca por uma Amazônia mais sustentável

O programa tem se tornado notório por atrair investimento da indústria e direcioná-los na busca por uma Amazônia mais sustentável

Artigos populares

O rio além da draga – PARTE I – Coluna Follow-Up

A mobilização das entidades do Amazonas para trazer os atores federais ao debate logístico merece ser reconhecida. Durante muito tempo, a navegação amazônica foi tratada em Brasília como uma facilidade concedida pela geografia: rios largos, extensos e aparentemente inesgotáveis dispensariam a disciplina de planejamento reservada às rodovias, ferrovias e portos. As secas de 2023 e 2024 expuseram o preço dessa ilusão. A presença recente do Ministério de Portos e Aeroportos, da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação e do DNIT abre uma oportunidade que a região não deve desperdiçar. Para aproveitá-la, será preciso qualificar o debate e distinguir uma obra necessária em certos pontos de uma política capaz de organizar todo o sistema.

Terra Indígena Apyterewa: desmatamento caiu de 102 km² para 7,5 km² após a retirada de invasores

Terra Indígena Apyterewa reduz o desmatamento após desintrusão, mas ameaças e risco de novas invasões ainda preocupam o povo Parakanã.

Mais de 90% das espécies de fungos nunca foram descritas; entenda por que isso importa

Brasil reconhece 24 fungos ameaçados de extinção e amplia a proteção diante da perda de habitats.