Estiagens cada vez mais severas exigem medidas mais eficientes e urgentes. Uma delas é a instalação do balizamento adequado e construção de canais com dragagens precedidas de monitoramento sob o critério da sustentabilidade.
Se bem conduzida, a transformação do rio em hidrovia plena pode se tornar um exemplo de governança sustentável, articulando interesses da indústria, das comunidades ribeirinhas, da ciência e da política. O próximo passo, portanto, não é apenas dragar — é planejar o futuro
O tarifaço pode ser um catalisador para a transformação do modelo produtivo da Amazônia, sua diversificação, adensamento e interiorização, investindo com mais vigor na direção da biotecnologia, bioeconomia, energia limpa e soluções baseadas na natureza.
O investimento logístico não foi altruísmo imperial — foi uma demonstração clara de como infraestrutura bem pensada gera multiplicação de rentabilidade, integração territorial e domínio estratégico. O lucro britânico, estimado em múltiplos daquele valor, é prova cabal de que logística não é custo: é ativo soberano e multiplicador de riqueza.
Construir pontes. Não só de concreto, mas de legitimidade. A BR-319 só fará sentido se for instrumento de justiça — não de injustiça legalizada. Cumprir a lei é a resposta simples e inegociável, mas a lei que nasce do povo, que serve ao bem comum e que constrói o futuro.
Inovação da Be8 demonstra que o país já dispõe de soluções imediatas, maduras e competitivas para descarbonizar o transporte pesado — um dos setores mais emissores da economia global.