O aparecimento dessas colônias de criaturas marinhas em grande número podem estar ligados a desequilíbrios ecológicos amplificados pelo aquecimento global, como o aumento da temperatura superficial das águas.
O projeto de pesquisa que analisou os dados sobre os incêndios na Amazônia e El Niño é o maior aplicado em recursos hídricos no Brasil, com foco nas águas subterrâneas
Podendo ser pior do que a do ano passado, a seca no Amazonas está causando grandes prejuízos para a região. O governo implementa medidas emergenciais para mitigar os impactos.
Aumento contínuo das temperaturas globais e suas consequências regionais são destaque no último relatório do observatório Copernicus, que evidencia 11º recorde de mês mais quente história batido
Em 2024, o Brasil enfrenta um alarmante aumento de 81% em incêndios florestais, atingindo especialmente Amazônia e Cerrado, agravados por uma das secas mais intensas provocadas por mudanças climáticas e El Niño, enquanto confronta desafios políticos e greves em órgãos ambientais.