A pirotecnia do mercado de carbono “criado” pelo governo federal

La garantía soy yo! Esse é o tom do ministro Joaquim Leite ao falar sobre o tal “mercado global de carbono” que o governo federal pretende lançar. Anunciado com pompa e circunstância nesta semana, o decreto que efetivamente cria o sistema ainda não existe – e não há previsão de quando ele será publicado no Diário Oficial.

Enquanto o texto oficial passeia pelos corredores de Brasília, Daniela Chiaretti ofereceu alguns insights sobre ele no Valor. A minuta de decreto que circulou dentro do governo nesta semana cita nove setores que seriam contemplados pelo mercado: geração e distribuição de energia elétrica; transporte público urbano e sistemas de transportes interestaduais de cargas e de passageiros; indústria de transformação e de bens de consumo duráveis; químicas finas e de base; papel e celulose; mineração; construção civil; serviços de saúde; e agropecuária. Detalhe: o texto não menciona florestas.

A proposta prevê também metas mensuráveis e verificáveis de mitigação para cada setor e o estabelecimento de um Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SINARE). Cada setor teria um plano específico de mitigação a ser definido por “entes integrantes dos setores” e os ministérios do meio ambiente e da economia. Uma possível novidade, vista como uma sinalização do governo para o agronegócio, é a criação dos créditos de metano – ou seja, um ativo representativo de redução ou remoção de uma tonelada de metano “que tenha sido reconhecido e emitido como crédito no mercado voluntário ou regulado”.

Em entrevista ao Estadão, Leite prometeu que o mercado brasileiro de carbono vai “colocar de pé” projetos de economia verde no Brasil. “[Projetos como] eólica offshore, hidrogênio verde, são algumas atividades que não ficam economicamente em pé hoje. Com esse adicional de vendas de crédito de carbono, você pode fazer essa nova economia acelerar e a gente antecipa o futuro”.

Tudo muito bonito, tudo muito bacana, mas está faltando alguma coisa nessa história – além do óbvio, um texto descrevendo o que será (e o que não será) esse mercado. Como Natalia Viri observou no Capital Reset, faltam previsibilidade e confiança, elementos centrais para um mercado ser funcional e ter utilidade prática – coisas escassas em um governo que se especializou em destruição ambiental e desmoralização da imagem do Brasil no exterior.

Fonte: Clima INFO

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O Amazonas precisa de escolhas à altura de seu povo

"Examinar trajetórias, cobrar preparo e reconhecer o espírito público...

Conheça as propostas de meio ambiente dos candidatos ao governo do Mato Grosso 2026

Conheça as propostas dos principais candidatos ao governo de Mato Grosso para bioeconomia, desmatamento, povos indígenas, energia e clima.

Segurança no trânsito em Manaus: Abraciclo celebra 50 anos em nome da vida

"Na Semana Nacional de Trânsito, a entidade que representa...

O compromisso com o Amazonas atravessa as eleições

“Sem vinculação partidária ou eleitoral, o CIEAM tem razões institucionais para cobrar a preservação das garantias da Zona Franca e a transformação dessas conquistas em investimento, emprego e desenvolvimento regional.”