Projeto brasileiro converte balas, pães e chocolates em etanol sustentável

A produção do etanol sustentável valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e gerar custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor

A Ambipar, multinacional de soluções ambientais, acaba de inaugurar em Nova Odessa (SP) o primeiro posto do projeto Ambiálcool, voltado ao abastecimento da frota leve da empresa com etanol sustentável produzido a partir de resíduos da indústria alimentícia.

A iniciativa teve início em 2021 após testes bem-sucedidos com resíduos de açúcar varridos no Porto de Santos. A partir de então, a empresa passou a produzir álcool utilizando sobras do controle de qualidade de produtos como balas, chocolates, biscoitos, macarrões e pães.

O etanol sustentável é produzido com sobras do controle de qualidade de produtos como balas, chocolates, biscoitos, macarrões e pães.
O etanol sustentável é produzido com sobras do controle de qualidade de produtos como balas, chocolates, biscoitos, macarrões e pães | Foto: Ticka Kao na Unsplash

“É um trabalho que valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e gerar custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor. E quanto mais amido e sacarose tiver o resíduo, mais álcool ele produz”, explica Gabriel Estevam, engenheiro ambiental e diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar.

Os resíduos utilizados pela Ambipar no projeto Ambiálcool compartilham uma característica essencial: alto teor de açúcar, superior a 35% de Brix (escala numérica que mede a quantidade de sólidos solúveis, como açúcar ou sacarose). Isso permite uma conversão eficiente, com cada tonelada de resíduos podendo gerar entre 200 a 350 litros de álcool concentrado. O processamento ocorre em fermentadores e destiladores localizados em uma unidade parceira da empresa.

Etanol sustentável: multinacional brasileira usa resíduos de alimentos como combustível.
Etanol sustentável: multinacional brasileira usa resíduos de alimentos como combustível | Foto: Natasha Olsen

Mensalmente, são tratadas pela Ambipar mais de 500 toneladas de resíduos alimentícios. Desde a criação do projeto, já foram produzidos mais de 500 mil litros de álcool em três versões: 46% para limpeza, 70% para higienização e também etanol para uso como combustível.

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Embrapa investiga como mudar a digestão do gado para reduzir emissões de metano 

Embrapa identifica alvos na microbiota do gado Nelore que podem ajudar a reduzir emissões de metano e melhorar a eficiência alimentar.

Lula assina decreto que põe minerais críticos no Brasil em ordem de prioridade

Lula define três níveis de prioridade para minerais críticos no Brasil, com critérios de abastecimento, relevância econômica e impacto ambiental.

Desastre de Mariana completa 11 anos com registros de peixes com tumores e deformidades

Onze anos após o desastre de Mariana, monitoramento registra tumores e deformidades em peixes, apesar da redução da contaminação.