Digna e justa, portanto, é esta, e todas as homenagens que forem prestadas a este grande amigo. João de Jesus Simões é sem dúvida, um exemplo de vida e dedicação, e é com grande honra que celebramos suas conquistas e sua inestimável contribuição para a nossa sociedade. Parabéns querido amigo!!!
Por Betty Suely Lopes
________________
A Assembleia Legislativa do Estado, representante do poder conferido pela população do Amazonas, tem a honra de entregar, neste 13 de junho, a medalha Ruy Araújo ao Desembargador João de Jesus Abdalla Simões, a mais alta honraria conferida a um cidadão destacado e diferenciado de nossa terra. Além dos atributos já descritos e de um currículo recheado de grandes conquistas, é essencial destacar a jornada brilhante deste ilustre ser humano, guiada pela dedicação ao interesse público.
João, o melhor amigo de Jesus, diz o texto sagrado. Certamente, foi esta a razão pela qual sua mãe, Dona Julieta e Sr. Clemente, seu pai, escolheram esse nome. E aí começa a trajetória de um bom filho, dedicado e fiel aos princípios religiosos, familiares e sociais. Em um mundo tão conturbado por guerras e conflitos humanos permanentes que se agrava nas redes sociais, onde a disputa superou o diálogo como prioridade, João de Jesus Abdalla Simões optou por um lugar fora dessa curva. Sua simplicidade, humildade e cavalheirismo no trato humano são qualidades que fazem sobressair sua honra e carisma. Os bons modos, o acolhimento, belos gestos e doces maneiras destacam a diferença que sua presença nos ensina.
Usando a linguagem da Boa Nova da qual seu nome se origina, João de Jesus é um bem-aventurado. Esposo carinhoso, de Dona Glória, parceira da vida inteira, descreve um João cuidadoso e sobretudo amigo. E nada mais precioso como um verdadeiro amigo. E sejam quais forem os demais papéis – pai, mãe, filha, neto… Ser amigo é um dom, um tesouro celestial. Os propósitos de seus pais fizeram com que João compreendesse que ser o melhor amigo de Jesus significa vivenciar esta atitude sagrada e preciosa pela vida afora. A começar por João Lucas e Paula, seus filhos.
Digna e justa, portanto, é esta, e todas as homenagens que forem prestadas a este grande amigo João de Jesus Simões. Seu percurso profissional deve ser anotado pois é exemplar: advogado militante, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amazonas, de 1975 até 2004; desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas desde 2004.
Como desembargador, exerceu as seguintes funções: Corregedor-Geral de Justiça do Amazonas, de julho de 2007 a junho de 2008; Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, de julho de 2008 a julho de 2009; Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, no biênio de 2010/2012; Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, no biênio de 2016/2018; Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, no biênio de 2018/2020, conquistando para o TRE-AM o “Prêmio CNJ de Qualidade”, na categoria Diamante. Atualmente, é Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, eleito para o período de maio de 2024 a janeiro de 2025.
Sua trajetória profissional é marcada por uma dedicação incansável ao serviço público, sempre guiada pelos princípios de justiça e integridade. João Simões é, sem dúvida, um exemplo de vida e dedicação, e é com grande honra que celebramos suas conquistas e sua inestimável contribuição para a nossa sociedade. Parabéns querido amigo!!!
Betty Suely é assistente social, foi secretária de Estado no governo de Gilberto Mestrinho, e eleita deputada estadual por duas vezes no Amazonas
Comentários