Em um encontro significativo ocorrido na quarta-feira, 27, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) fortaleceu suas relações com a BYD, a gigante chinesa na fabricação de veículos elétricos e tecnologia solar, para discutir o avanço do desenvolvimento industrial e tecnológico na região. A reunião foi liderada pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e teve a presença de Leopoldo Montenegro, superintendente-adjunto de Projetos.
Os executivos da empresa, incluindo Jackie Chen, diretor financeiro e tributário no Brasil, e Johnny Jiang, diretor industrial da unidade de baterias em Manaus, apresentaram as operações e os planos futuros da empresa. Eles também reconheceram o suporte contínuo da Suframa, especialmente no processo de definição do Processo Produtivo Básico (PPB) para o módulo de bateria de ônibus elétricos, solicitando apoio adicional para um novo projeto de módulo de bateria para veículos.
O PPB, crucial para garantir os benefícios fiscais oferecidos pela Zona Franca de Manaus, representa o conjunto mínimo de operações de industrialização necessárias para um produto. O PPB de baterias para ônibus elétricos, já aprovado, inclui um abrangente processo de produção que cobre 13 etapas, desde o investimento em pesquisa e desenvolvimento até a montagem final e testes de qualidade.
A discussão também abordou a participação da Suframa, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no Grupo Técnico Interministerial (GT-PPB). Este grupo é responsável pela análise e modificação dos PPBs, visando impulsionar a industrialização e inovação tecnológica no setor brasileiro.
A BYD apresentou suas projeções de investimento para a expansão em Manaus, enfatizando o alinhamento com o crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil. Bosco Saraiva, ao final do encontro, agradeceu a equipe da empresa chinesa pela visita e ressaltou a importância da colaboração mútua para o crescimento econômico e tecnológico da região e do país.
Ele enfatizou o compromisso com a sustentabilidade ambiental e a descarbonização da mobilidade no Brasil, indicando um futuro promissor para a parceria entre a Suframa e a BYD.
*Com informações GOV.BR
Comentários