Tag: tecnologia verde

Do Açaí à Borracha, da Blockchain ao Mundo: Surge a Economia da Floresta em Pé

Estamos, assistindo ao surgimento de uma economia que pensa como a floresta: integrada, complexa, resiliente. Do açaí à borracha, da fibra à plataforma digital, da pesquisa científica ao investidor global, a floresta em pé se converte em sistema produtivo e modelo de futuro. Um ecossistema de atores que mostra a Amazônia não apenas pelo que se conserva, mas pelo que se constrói a partir do respeito à sua lógica viva.

Cientistas usam bactérias para extrair metais raros de baterias essenciais para tecnologia verde

No centro das discussões sobre o futuro da tecnologia verde está a crescente dependência de metais raros, essenciais para a produção de turbinas eólicas,...

Amazônia, a quem compete a proteção do meio ambiente e das pessoas?

“É urgente que tanto as instituições públicas quanto as privadas, entidades de classe, desempenhem um papel ativo na proteção do meio ambiente. Programas de educação ambiental, incentivos para práticas agrícolas sustentáveis e investimentos em tecnologias verdes são algumas das iniciativas que podem ser adotadas desde já para resguardar as pessoas e proteger a floresta.”

Suframa e BYD alinham estratégia para impulsionar tecnologia verde na ZFM

Em um encontro significativo ocorrido na quarta-feira, 27, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) fortaleceu suas relações com a BYD, a gigante...

Insetos polinizadores impulsionam mais de R$700 milhões da economia amazônica

Em um avanço significativo para a ciência agrícola e ambiental, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Tecnológico Vale (ITV) desvendaram...

Recursos do Fundo Amazônia podem trazer benefícios no controle tecnológico do desmatamento

“Esses benefícios refletem o potencial da iniciativa de usar o Fundo Amazônia para combater o desmatamento, alinhando as metas de conservação ambiental com o...

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De costas e de cócoras: o novo passivo da Natura e a retórica da regeneração

A Natura decidiu abandonar o conceito de sustentabilidade como norte estratégico e adotar o da regeneração. Em sua recém-lançada Visão 2050, assume o compromisso de ir além da mitigação de impactos, prometendo resultados positivos para os ecossistemas dos quais extrai insumos e para as comunidades que supostamente integra às suas cadeias produtivas. Contudo, por trás da retórica inovadora, o que se desenha é um rebranding de marketing verde que exige cautela — sobretudo quando olhado a partir da Amazônia.

Papagaio-chauá é reintroduzido na Mata Atlântica em projeto de restauração ecológica

O papagaio-chauá, extinto na região, é parte de um projeto que visa restaurar a fauna original da Mata Atlântica.

Amazônia não é laboratório: o marketing regenerativo da Natura no próprio passivo

"Regenerar não é plantar árvores, compensar carbono ou trocar...

Edifícios que capturam CO₂? Cientistas desenvolvem material de construção sustentável e “vivo”

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Bicicleta elétrica em 3 minutos: tecnologia sustentável promove mobilidade acessível de baixo impacto

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