783 milhões de pessoas com fome e 1 bilhão de refeições desperdiçadas por dia

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) divulgou um relatório que revela a continuidade da luta contra a fome e a insegurança alimentar, apesar do desperdício diário de alimentos em grande escala globalmente.

Em 2022, aproximadamente 783 milhões de pessoas sofreram com a fome, e um terço da população mundial enfrentou insegurança alimentar, enquanto mais de um bilhão de refeições foram descartadas diariamente.

O desperdício alimentar, prevalente tanto em nações desenvolvidas quanto em desenvolvimento, contribui significativamente para as emissões de gases de efeito estufa, representando cerca de 10% do total global, uma quantidade cinco vezes maior do que a produzida pelo setor da aviação. Além do impacto ambiental, a perda e o desperdício de alimentos têm um custo econômico estimado em US$ 1 trilhão anuais, destacando uma crise tanto ambiental quanto econômica.

Inger Andersen, diretora-executiva do PNUMA, descreveu o desperdício de alimentos como uma tragédia global que exige atenção urgente devido aos seus amplos impactos. O relatório do PNUMA também sugere que os países implementem estratégias para monitorar e reduzir consistentemente o desperdício alimentar, algo ainda ausente em muitos planos climáticos nacionais sob o Acordo de Paris.

FOME
PNUMA

O PNUMA aponta que a revisão das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) em 2025 é uma oportunidade essencial para integrar a questão da perda e desperdício de alimentos, aumentando a ambição climática global. Este apelo ressoa entre líderes e pesquisadores em segurança alimentar, incluindo ganhadores do Prêmio Mundial da Alimentação da FAO, que apoiam a iniciativa da presidência brasileira no G20 para erradicar a fome e a pobreza.

*Com informações CLIMA INFO

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Maio Amarelo sobre duas rodas

O motociclista amazonense faz parte dessa paisagem contemporânea. Não...

A floresta sozinha não salvará a Amazônia

"Preservar a floresta continuará sendo indispensável. Mas somente uma...

Interiorizar o futuro da Amazônia

“O Amazonas precisa transformar suas vocações regionais em cidadania...

Amazônia, energia e memória

A história dos pioneiros amazônicos talvez ensine exatamente isso: desenvolvimento regional nunca foi resultado de fórmulas prontas. Sempre foi fruto de adaptação, coragem e compreensão profunda da realidade amazônica.

BR-319: a estrada que pode redefinir o futuro da Amazônia

BR-319 reacende debate sobre logística, desmatamento, governança e o futuro do desenvolvimento sustentável na Amazônia.