Nova gestão do TCE-AM reforça compromisso com transparência, inteligência e capacitação

Presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins vai usar tecnologia da informação para aperfeiçoar controle na aplicação dos recursos públicos

O ex-delegado da Polícia Federal, Sérgio Fontes, assumiu o cargo de Secretário-Geral de Inteligência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), recém-criado para fortalecer a fiscalização de irregularidades nos órgãos jurisdicionados. Nomeado pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, Fontes traz sua vasta experiência na gestão pública para coordenar atividades de inteligência e contrainteligência, visando munir os conselheiros com informações estratégicas para decisões eficazes.

A iniciativa da presidência foi elogiada, destacando a contribuição valiosa da carreira exitosa de Fontes na Polícia Federal, reconhecida por sua capacidade de fiscalização.

A nomeação do Secretário-Geral de Inteligência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) gerou uma agitação nas discussões entre jornalistas e responsáveis pelo portal de notícias do estado. Essa movimentação reflete o compromisso declarado da nova gestão do TCE em lidar com os recursos públicos de forma rigorosa, pedagógica e transparente

Desde o primeiro dia de sua gestão, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, estabeleceu claramente seus propósitos de reforçar o treinamento, qualificação e especialização gerencial dos responsáveis pela administração financeira nas repartições públicas do estado. Esta abordagem, descrita pela presidente como pedagógica, visa priorizar a prevenção.

A ênfase recai sobre o aprimoramento técnico dos gestores do erário, capacitando-os a diferenciar tecnicamente entre o que é lícito e o que não é. Esta postura preventiva busca não apenas corrigir irregularidades, mas também educar os agentes públicos para que atuem de maneira ética e eficiente na administração dos recursos públicos.

A repercussão do fato destaca a relevância desse compromisso com a transparência e a busca por uma gestão pública mais qualificada, promovendo um ambiente propício para a diferenciação clara entre práticas lícitas e ilícitas. A nova gestão do TCE-AM emerge como um protagonista ativo na promoção de uma administração pública eficiente e responsável.

Artigos Relacionados

BR-319: reconstruir não é tudo 

"A reconstrução da BR-319 não será simples. Há um...

Barcelona e o dever da resistência

"Um chamado à responsabilidade política em um tempo em...

O mapa do resgate – Quem terá coragem de deter Trump?

"Trump não será contido apenas porque é excessivo. Líderes...

Dom Pedro II: a escola que ensina o passado e cobra o futuro

Com mais de 150 anos, colégio histórico Dom Pedro...